16ª Primavera dos Museus conta com atividades no Museu do Trem
Projeto #ConversaFerroviária apresenta o tema “Ferrovias: Os novos caminhos de Pernambuco pós-Independência” e trará algumas reflexões sobre os inícios do processo de implantação de ferrovias em Pernambuco
Postado em: Artes Visuais | Espaços culturais
Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

A ação promovida pelo Museu do Trem apresenta o tema “Ferrovias: Os novos caminhos de Pernambuco pós-Independência”
A Estação Central Capiba/Museu do Trem realiza, nesta quinta-feira (22), às 19h, uma transmissão no seu canal no Youtube do #ConversaFerroviária, com convidados de diferentes áreas de formação e atuação para debater questões relacionadas ao transporte ferroviário em Pernambuco.
Desta vez, a ação promovida pelo Museu do Trem apresenta o tema “Ferrovias: Os novos caminhos de Pernambuco pós-Independência” e trará algumas reflexões sobre os inícios do processo de implantação de ferrovias em Pernambuco no século XIX, em um período não muito distante da Independência do Brasil.
Participam da conversa o historiador pernambucano Josemir Camilo de Melo, PhD pela UFPE, sócio do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) e autor de importantes pesquisas sobre a história da ferrovia em Pernambuco e no Nordeste entre os séculos XIX e XX, tendo publicado diversos artigos e livros. Como debatedores, participam André Cardoso, historiador e coordenador de Ação Educativa do Museu do Trem; e Diogo Milfont, mediador cultural do Museu do Trem.
PLATAFORMA DOS MUSEUS - Em meio às comemorações da 16ª Primavera dos Museus de 2022, a Secretaria de Cultura de Pernambuco lança a plataforma Museus de Pernambuco. A iniciativa tem como objetivo cadastrar, mapear e identificar, em parceria com a sociedade, os museus em atividade no Estado. Plataforma chega também num momento importante para o segmento, quando se discute a construção colaborativa das diretrizes e ações voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento do setor museológico de nosso Estado. A participação da comunidade museológica, agentes de cultura, profissionais de museus e demais interessados é fundamental para construção de um Plano Setorial que reflita as necessidades do setor e direcione as políticas de governo a serem implementadas para os próximos anos.
16ª Primavera dos Museus - Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), nesta edição serão 777 museus participantes e 2.285 eventos programados em todo o país, com atividades como exposições, shows, apresentações teatrais, seminários e visitas mediadas, entre outras. Juntamente com as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, o Ibram sugere uma reflexão sobre o que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nesses 200 anos. A programação completa da 16ª Primavera dos Museus está disponível na página do evento.