Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

15ª Mostra Pernambucana de Danças Urbanas ocupa o Compaz Miguel Arraes, na Madalena

Com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife – SIC RECIFE, neste fim de semana (5 e 6 de novembro, sábado e domingo) será realizada a 15ª Mostra Pernambucana de Danças Urbanas Ginga B.Boys e B.Girls, uma proposta de empoderamento da Cultura Hip Hop através das Danças Urbanas presentes em Pernambuco desde 1983. A culminância, com as batalhas de dança e premiação, será no Compaz Miguel Arraes, no bairro da Madalena, no Recife, com entrada gratuita. A programação completa pode ser acompanhada pela fan page: facebook.com/Ginga.Oficial.

O evento é uma oportunidade de o público conhecer os resultados das oficinas que foram realizadas por artistas da dança durante o mês de outubro no Estúdio de Dança Alê Carvalho, no bairro de Santo Amaro, centro do Recife. A edição de 2022 foi composta de três oficinas – Dancehall, Popping e Breaking.

Entre outros objetivos, a Mostra Ginga B.Boys e B.Girls promove o empoderamento sociocultural e produtivo dos seguimentos vulneráveis social e economicamente das classes C, D e E, sobretudo os adolescentes desses grupos sociais. Isso fortalece, de forma transversal, as políticas públicas de juventude, educação e promove cidadania. “Excepcionalmente este ano estamos fazendo duas edições, e comemorando os 15 anos, por isso que para nós é uma edição especial, uma edição comemorativa”, destaca o Coordenador Geral e curador da Mostra, Sérgio Ricardo.

Danças urbanas – as Danças Urbanas, enquanto parte da Cultura Hip Hop, são uma das expressões da Cultura Pernambucana, presentes do sertão ao litoral, através de grupos e indivíduos que, de forma organizada, têm colaborado para a inclusão social e produtiva, sobretudo da juventude afrodescendente através da realização de campeonatos, palestras, oficinas e shows. Também têm servido como instrumento pedagógico, com benefícios significativos, uma vez que fortalecem os laços identitários assim como a conscientização sobre a importância da cultura de paz e da não violência, colaborando, dessa forma, para a promoção da cidadania, identidade, sociabilidade e autoestima.

< voltar para Artes Cênicas