Festival Arte na Usina movimenta a Mata Sul do Estado
Postado em: Música
Felipe Souto Maior/ Secult-PE/Fundarpe PE - Fundarpe

A cantora Vanessa da Mata será uma das atrações do evento
O Festival Arte na Usina – Safra 2022 movimenta a cidade de Água Preta, na Mata Sul do Estado, entre os dias 10 e 13 de novembro, com uma programação gratuita de shows, performances, teatro, palestra e oficina. Trazendo como tema central “A Cultura Refloresce”, a 8ª edição do festival marcará a inauguração do Fab Lab Mata Sul – Usina de Arte e do Teatro Aberto Camilo Simões no complexo do equipamento cultural, com apresentação do Grupo Magiluth. O Festival tem patrocínio do Governo do Estado, via Secretaria de Turismo e Lazer do Estado e Eempetur, com apoio do Sebrae.
Um dos principais eixos do conjunto de atividades ao longo de quatro dias, a programação musical tem a produção assinada por Tadeu Gondim, Atos Produções e coordenação técnica Luciana Raposo e levará ao palco armado no Pátio de Eventos da vila de Santa Terezinha um mix de nomes e estilos da cena local, pernambucana e nacional. No line-up de estreia da quinta-feira (10/11), estão Alceu Valença, Bruno Lins, DJ Pepe Jordão e o DJ Nelson Neto. Já na sexta-feira (11), é a vez do O Conde, ícone do movimento Brega, Marlos Rocha e DJ Pepe Jordão, que também abre a noite do sábado (12), seguido pelo shows de Almério e Martins (cantando juntos) e Jorge de Altinho. Encerrando o festival no domingo (13), sobem ao palco a mato-grossense Vanessa da Mata e Silvério Pessoa.
Se as apresentações musicais movimentam a parte da noite, também haverá programação diária ao longo do dia. No dia 10/11, o curador da Usina de Arte, Marc Pottier comanda a palestra “Arte pública, da pré-história aos dias de hoje, da escultura às novas tecnologias e arte de rua” na Biblioteca e Centro de Conhecimento do espaço, que também será palco para a apresentação das artistas Maria Macedo e Yara Pina, no dia 11. No sábado, a partir das 16h30, será inaugurado a nova estrutura da Usina de Arte, o Teatro Aberto Camilo Simões, instalado em frente à antiga usina, com a montagem “Luiz Lua Gonzaga” do Grupo Magiluth de Teatro.
Já do domingo, vai rolar a oficina Pintando na Praça, em parceria com o Instituto de Belas Artes Vale do Una, a partir das 9h30 na Praça Santa Terezinha, além da Apresentação do artista Abiniel Nascimento, às 16h, na Biblioteca e Centro de Conhecimento da Usina de Arte, e performance sonora do artista francês Igor Porte no Teatro Aberto Camilo Simões.
“Na Safra 2016 do Festival, trouxemos como tema ‘A Arte Resiste e Transforma’. Ao longo desses anos, assistimos o germinar de tantas sementes lançadas ao fértil solo da Mata Sul, e seu rico tecido social, que com muito trabalho, dedicação e cuidado vem fertilizando as mentes fazendo despertar a esperança, a autoestima e a determinação de construir um futuro melhor. ‘A Cultura Refloresce’ veste esta 8ª edição do festival por representar esse momento de assistir essa primavera de resultados e conquistas tangíveis e subjetivas”, pontua Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da Usina de Arte.
Programação
Shows (Pátio de Eventos de Santa Terezinha)
Quinta-feira – 10/11
20h – DJ Pepe Jordão
21h – Bruno Lins
23h – Alceu Valença
0h30 – DJ Nelson Neto
Sexta-feira – 11/11
20h – DJ Pepe Jordão
21h – Marlos Rocha
23h – O Conde
Sábado – 12/11
20h – DJ Pepe Jordão
21h – Almério e Martins
23h – Jorge de Altinho
Domingo – 13/11
20h – DJ Pepe Jordão
21h – Silvério Pessoa
23h – Vanessa da Mata
Atividades
Quinta-feira – 10/11
Palestra “Arte pública, da pré-história aos dias de hoje, da escultura às novas tecnologias e arte de rua.” Marc Pottier, curador da Usina de Arte.
Horário: 18h
Local: Biblioteca e Centro de Conhecimento
Sexta-feira – 11/11
Apresentação das artistas Maria Macedo e Yara Pina
Horário: 17h
Local: Biblioteca e Centro de Conhecimento
Sábado – 12/11
Inauguração do Teatro Aberto Camilo Simões – Grupo Magiluth: Luiz Lua Gonzaga
Horário: 16h30
Local: Teatro Aberto Camilo Simões
Domingo – 13/11
Pintando na Praça – Parceria com o Instituto de Belas Artes Vale do Una
Horário: 09h30
Local: Praça Santa Terezinha
Apresentação do artista Abiniel Nascimento
Horário: 16h
Local: Biblioteca e Centro de Conhecimento
Performance Sonora de Igor Porte
Horário: 17h
Local: Teatro Aberto Camilo Simões
Sobre a Usina de Arte - Instalado onde funcionou a Usina Santa Terezinha (maior produtora de álcool e açúcar do Brasil nos anos 1950), na cidade de Água Preta, Mata Sul de Pernambuco, o projeto Usina de Arte conecta arte, cultura e meio ambiente, criando um museu de arte contemporânea ao ar livre, dentro de um Parque Artístico-Botânico. Nele, estão instaladas mais de 40 obras de nomes como Regina Silveira, Geórgia Kyriakakis, Saint Clair Cemin, José Spaniol, Juliana Notari, Denise Milan, José Rufino, Flávio Cerqueira, Bené Fonteles, Matheus Rocha Pitta, Tulio Pinto, Hugo França, Paulo Bruscky, Marcelo Silveira, Liliane Dardot, Marcio Almeida, Frida Baranek, Artur Lescher, Carlos Vergara, Júlio Villani, Iole de Freitas e Vanderley Lopes.
Em meio a um trabalho de reflorestamento com mais de 600 espécies, em uma área de mais de 33 hectares, o Parque Artístico Botânico é eixo central da iniciativa que irriga outras ações de desenvolvimento para a criação de estruturas para geração de renda e valor para a comunidade de 6 mil moradores no entono do projeto. São exemplos a escola de música, biblioteca e centro de conhecimento público, FabLab com terminais de computadores conectados à internet, impressoras em 3D e cortadora a laser para projetos da comunidade, além de parceria com as unidades escolares no apoio de novas práticas pedagógicas.