Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Ivo do Amaral deixa saudades e um belo legado para a Cultura de Pernambuco e do Brasil

Um homem de visão, ética e comprometimento com as questões sociais e humanitárias. Um gestor público exemplar que deixa um legado para todos os que tiveram oportunidade de conhecê-lo. Na Cultura, sua marca fica para todos os brasileiros, pois nos deixou um dos mais importantes festivais de arte e Cultura do país: o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

A Secult-PE e a Fundarpe lamentam a partida de Ivo Tinô do Amaral, na madrugada desta quinta-feira (17), aos 88 de idade, de insuficiência respiratória. Ivo nasceu no Sítio Salobro, na cidade de Lajedo e jovem mudou-se para a vizinha Garanhuns, onde estudou, formou família e construiu sua trajetória política. Foi duas vezes prefeito da cidade e também por duas vezes deputado estadual. Teve ainda mandatos de vereador e de vice-prefeito. Ivo era a memória viva do município, tendo até o final de sua vida participado dos movimentos e momentos mais importantes da cidade.

São muitas as obras de Ivo para o desenvolvimento e melhorias permanentes em Garanhuns. Dentre todas elas, destaca-se o símbolo maior da cidade: seu relógio de flores. E depois, já no seu segundo mandato como prefeito, no ano de 1991, criou o FIG. Em 2014, a Secretaria de Cultura e a Fundarpe homenagearam Ivo do Amaral durante o Festival de Inverno de Garanhuns. Por ocasião da 30ª edição do festival, neste ano de 2022, convidamos Ivo para deixar suas memórias no livro “FIG – 30 anos“, que conta a história do evento. Deixamos aqui, como despedida e sinceros votos de muita paz e amor no coração de seus familiares, o que nos escreveu Ivo na ocasião:

“O FIG foi criado por um punhado de sonhadores e idealistas como forma de demonstração de seu grande amor por Garanhuns. Esse 30º Festival de Inverno representa o retorno, após um forçoso hiato, à preservação da história, da memória e à celebração da cultura de Garanhuns, de Pernambuco e do Brasil. E, para mim, ele é uma grande parcela da minha história como gestor público, um exemplo de mobilização da sociedade, de inclusão e de diversidade de representações artísticas e culturais, e certamente, vai deixar um legado que atravessará gerações, trazendo riquezas, espalhando beleza, cultura e conhecimento para nossa sociedade”.

Nossa eterna gratidão a Ivo do Amaral.

< voltar para Secretaria de Cultura