Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Mepe inaugura exposição em celebração ao Mês da Consciência Negra

“Consciência e Resistência: Pernambuco na Última Década do Império" é dividida em painéis temáticos com textos e imagens, resultado de pesquisas realizadas por André Soares, historiador do museu

Divulgação

Divulgação

O Museu do Estado funciona de terça a sexta, das 11h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h

No mês da Consciência Negra, o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) abrirá ao público a exposição “Consciência e Resistência: Pernambuco na Última Década do Império”. Com uma tipologia histórica, a mostra é dividida em painéis temáticos com textos e imagens, resultado de pesquisas realizadas por André Soares, historiador do Mepe, junto à equipe de mediadores e educadores do espaço cultural. A abertura será realizada nesta quarta-feira (23), às 15h, no auditório do museu, com uma roda de diálogo sobre políticas culturais de enfrentamento ao racismo e voltadas para a equidade racial.

Participam da conversa Junior Afro, vice-presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Arthur Danilo de Souza, Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Jacilene Leandro, Mestrando em História pela UFRPE. “A perspectiva do encontro é poder refletir e dialogar sobre uma perspectiva de políticas estruturadoras, no campo da cultura, de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial”, explica Junior Afro. As inscrições devem ser feitas por meio do e-mail educativo.mepe@gmail.com e os participantes vão receber certificado digital 

EXPOSIÇÃO - Ao todo, ficarão em exposição 10 painéis e um pequeno recorte de seis documentos do acervo do museu da coleção José Mariano.

A mostra conta com os seguintes eixos temáticos:  Resistência Negra em Pernambuco no Século XIX; O Protagonismo de Negros e Mestiços Livres a Partir dos Grupos e Associações de Trabalhadores Livres no Recife do Século XIX; Sociedade Ave Libertas; Clube do Cupim; Monteiro Lopes, Primeiro Deputado Federal Negro do Brasil; e “NÃO VEIO DO CÉU NEM DAS MÃOS DE ISABEL A LIBERDADE”: O Movimento Negro em Pernambuco no Século XIX por Feliciano André Gomes.

OCUPAÇÃO PAULO FREIRE – A partir desta sexta-feira (25/11) e até o dia 12 de fevereiro de 2023, o Mepe receberá a Ocupação Paulo Freire. O projeto foi concebido pelo Itaú Cultural de São Paulo em 2021, e agora chega ao Recife com a realização do Sesc em Pernambuco; Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundarpe, e Prefeitura da Cidade do Recife (Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife).

Além da exposição, será ofertada uma programação composta por círculos de cultura, conferências, apresentações artísticas e culturais, exibição de filmes e lançamento de livros. A grade foi construída com o apoio de instituições parceiras como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Oficina Francisco Brennand; Museu do Estado de Pernambuco; Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire e o Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas.

Serviço:
Abertura da exposição “Consciência e Resistência: Pernambuco na Última Década do Império”
Quarta-feira (23/11), às 15h
Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife-PE)
Inscrições para a roda de diálogo: educativo.mepe@gmail.com
Visitação: Terça a sexta, das 11h às 17h | Sábados e domingos, das 14h às 17h
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

< voltar para Espaços culturais