Grupo Cláudio Lacerda apresenta ensaio aberto da pesquisa “Dança Líquida”
Postado em: Artes Cênicas | Funcultura
Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, o grupo Cláudio Lacerda Dança Amorfa realiza sábado (17), a partir das 17h, o ensaio aberto da pesquisa “Dança Líquida: investigando-dançando a ampliação da experiência a partir de uma arquitetura líquida”. A apresentação será no Studio de Danças, nas Graças. A entrada é gratuita.
O novo trabalho é uma investigação criativo-teórica em dança que teve como ponto de partida conhecer as obras e os pensamentos de seis arquitetos contemporâneos e a partir daí criar estímulos para explorar na dança. O enfoque maior da pesquisa está nas criações da dupla de arquitetos japoneses, Kazuyo Sejima e Ryüe Nishizawa (escritório de arquitetura SANAA), e do holandês, Kas Oosterhuis (grupo de pesquisas Hyperbody). O grupo Cláudio Lacerda Dança Amorfa é dirigido pelo bailarino e coreógrafo pernambucano, Cláudio Lacerda, que também compõe a pesquisa, junto à bailarina Juliana Siqueira, Stefany Ribeiro e os estudantes-pesquisadores Kailah Sousa e Jonas Alves. A pesquisa tem produção executiva assinada por Clarisse Fraga, da Bureau de Cultura,.
No processo, os bailarinos se alimentaram de leituras de autores da dança, filosofia, arquitetura, artes visuais e sociologia, engrossando uma rede de referências que aborda 4 âmbitos: intracorporal, que são as sensações e fluxos percebidas no próprio corpo; sobre a pele, ou seja, o território energético sobre a pele; relações e interferências entre os próprios componentes; e por fim, o lugar que os cerca, valorizando espaços vazios.
PESQUISA - “Dança Líquida” é a continuidade de uma trajetória que o grupo percorre desde 1999, de trabalhar com a experimentação no campo da dança contemporânea, com ênfase na pesquisa de movimento. “Vivenciamos um processo que envolveu desde nossos fluxos internos, muito movidos por diferentes noções de liquidez, nosso campo energético sobre a pele e possibilidades de experimentar nossas inter relações a partir da noção de “enxame” sugerida por Oosterhuis (2020)”, enumera Lacerda, reforçando que a dança criada até o momento é um material em estado bruto, ainda com uma potencialidade grande de ser trabalhado e gerar outros desdobramentos artísticos como espetáculo, videodança, e, também, de investigação teórica e de produção escrita.
Serviço
Ensaio aberto da pesquisa Dança Líquida – Grupo Claudio Lacerda Dança Amorfa
Quando: 17 de dezembro de 2022 (sábado), às 17h
Onde: Studio de Danças (Rua das Pernambucanas, nº 79 – Graças – Recife/PE)
Acesso gratuito
