Unidades de ensino do Recife recebem projeto itinerante “Paulo Freire vai à Escola”
Postado em: Formação Cultural
Léo Caldas/Secult-PE/Fundarpe

A peça “Paideia”, que traz educação brasileira como tema de fundo, será encenada nas escolas
Paulo Freire vai à Escola é o nome do projeto que irá percorrer doze escolas públicas do Recife, entre os meses de fevereiro a abril, promovendo um conjunto de atividades formativas e artísticas, incluindo o espetáculo teatral “Paideia-Pedagogia da Libertação”, sobre a vida e a obra de Freire, escrita por Jr. Aguiar, que encena a peça junto ao lado do ator Daniel Barros.
O lançamento do projeto ocorre em duas lives, nesta quinta (9) e sexta-feira (10), às 19h, no perfil de Jr. Aguiar, no Instagram (@jr.aguiar.ator). O primeiro convidado será Jeffrey Lodermeier, Cônsul de Diplomacia Pública do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife. O tema da conversa é o edital lançado anualmente pelo Consulado, para financiamento de projetos de cultura, educação e imprensa. As propostas devem promover valores, normas compartilhadas e abordagens políticas dos EUA sobre questões de interesse mútuo para ambos os países, como, instituições democráticas, transparência, responsabilidade, diversidade, inclusão social e direitos humanos.
No segundo dia, a live contará com a participação da professora da UFRPE e ex-aluna de Paulo Freire, Maria Marly de Oliveira. O objetivo do encontro será refletir sobre a atualidade de Paulo Freire, neste momento em que o mundo que o conheceu celebra seu centenário, e sua influência na formação de professores e de planos pedagógicos. Uma outra live está sendo agendada para início de março, quando um professor de uma das escolas visitadas será convidado para falar sobre a experiência do projeto.
A proposta foi selecionada pelo Edital de Projetos EUA- Brasil, do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, fruto de sua política de incentivo à projetos que “fortalecem os laços entre os Estados Unidos e o Brasil, por meio de programas acadêmicos, culturais, educacionais e de intercâmbio”. O projeto Paulo Freire vai à escola destaca, dentre os acontecimentos da vida do pedagogo, sua vida e suas relações durante exílio nos Estados Unidos.
“Tomamos as comemorações dos 100 anos de Paulo Freire como motivação para que os alunos reflitam sobre a importância de seu legado e de seu exemplo na construção de nossa sociedade, o que mostra como o conhecimento pode nos fazer superar desafios que pareciam impossíveis de realizar. Oferecemos arte para o deleite da comunidade como método de comunicação, ensino, aprendizagem e compartilhamento de valores sociais”, coloca Jr. Aguiar.
O projeto compreende três atividades, em cada uma das escolas por onde passar. A primeira etapa é formativa. O jornalista, ator e educador Jr. Aguiar ministrará palestra com os professores sobre a biografia e as ideias centrais de Paulo Freire. A palestra sobre Paulo Freire é importante para professores de escolas públicas porque ele é considerado um dos maiores pensadores e pedagogos da atualidade e sua teoria é amplamente aplicada no ensino. Seus métodos de ensino baseiam-se na participação ativa dos alunos e na valorização da sua experiência e conhecimento. Além disso, ele defende a educação como um meio de libertação e empoderamento, o que é especialmente relevante para professores em escolas públicas, onde muitas vezes há desigualdades sociais e econômicas a serem superadas. Conhecer a obra de Paulo Freire pode ajudar os professores a tornar o ensino mais significativo e eficaz para seus alunos.
Em paralelo ao trabalho com os professores, a escola visitada terá uma atividade da equipe do projeto sendo realizada com seus alunos, pelo ator Daniel Barros. Trata-se de uma oficina sobre como aplicar os princípios da democracia no ambiente escolar e comunitário, a partir do pensamento de Freire mas também de Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido.
Ao final, cada escola visitada pelo projeto receberá doação de livros do pensador pedagogo para compor suas bibliotecas. A expectativa é que o projeto atinja em torno mais de 2 mil alunos da rede pública de ensino, seja em sua etapa formativa e também artística, quanto durante os espetáculos gratuitos.
No dia 8 de março, no Teatro Barreto Júnior, já está agendada uma apresentação especial do projeto Paulo Freire vai à Escola, aberta ao público, com a presença de membros do Consulado dos EUA, da Secretaria de Educação do Estado e convidados especiais.
“Nosso objetivo é criar uma oportunidade para que alunos e professores do ensino médio conheçam e discutam Paulo Freire, sua vida no contexto histórico brasileiro do século XX e o estudo de seus livros que nos permitam pensar conceitos centrais dos processos educativos, que envolvem aprender e ensinar, como prática de libertação. O projeto possibilita uma aproximação do método e perspectiva freiriana às práticas pedagógicas atuais, para enfrentar os enormes desafios enfrentados por professores e alunos em sua trajetória permanente de formação humana e profissional. O conjunto de ações propostas visa ampliar a percepção do aluno sobre sua condição de vida e a importância da conscientização do seu papel de cidadão que possibilita intervir e mudar a sociedade”, conclui o ator.
CONFIRA A AGENDA DO PROJETO “PAULO FREIRE VAI À ESCOLA”:
09/02 – Live com Consulado dos EUA no Recife no perfil de Jr. Aguiar (@jr.aguiar.ator)
10/02 – Live com professor da Universidade Rural de Pernambuco
13/02 – Escola Porto Digital (Bairro do Recife)
15/02 – Escola Municipal Rodolfo Aureliano (Várzea)
27/02 – Escola Técnica Cícero Dias (Boa Viagem)
28/02 – Escola Governador Barbosa Lima (Graças)
02/03 – ETE Ginásio Pernambucano (Santo Amaro)
03/03 – Erem Candido Duarte (Apipucos)
08/03 – Espetáculo gratuito no Teatro Barreto Junior
13/03 – Escola de Aplicação do Recife (Várzea)
23/03 – Erem Ginásio Pernambucano (Santo Amaro)