Secult-PE recebe visita de Sébastien Dahyot, adido de cooperação da França
Postado em: Secretaria de Cultura
Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

A reunião foi realizada no gabinete da Secretaria de Cultura, localizado na Rua da Aurora
O secretário de Cultura, Silvério Pessoa, recebeu o adido de cooperação da França, Sébastien Dahyot. Realizada na manhã desta quinta-feira (9), a reunião foi pautada em três eixos: ações de difusão, de formação e residência artística. Participaram do encontro: Alexandre Macedo, assessor de Dança da Secult-PE; Milena Evangelista, gerente de Políticas Culturais da Secult-PE; e José Edson, secretário-executivo de Gestão da Secult-PE.
Na ocasião, foram discutidas as ações que serão feitas em parceria entre a Secult-PE/Fundarpe e o Consulado da França, ao longo do ano. “Iniciamos esse primeiro contato para compartilhar nossas prioridades do ano de 2023. Durante nossa conversa, foi possível identificar como podemos cooperar na difusão de obras de artistas franceses do Pernambuco e montar projetos de residência, de co-criação, de formação, entre artistas, profissionais franceses e pernambucanos”, destacou Sébastien Dahyot.
Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Estiveram presentes na reunião: Alexandre Macedo (assessor de Dança da Secult-PE), José Edson (secretário-executivo de Gestão da Secult-PE), Silvério Pessoa (secretário de Cultura de Pernambuco), Sébastien Dahyot (adido de Cooperação do Consulado da França) e Milena Evangelista (gerente de Políticas Culturais da Secult-PE)
Silvério Pessoa vê, na parceria com o Consulado da França, “uma oportunidade de intercâmbio para o artista pernambucano”. “Por meio dessa cooperação, a Secretaria de Cultura poderá viabilizar intercâmbios e abrir fronteiras. É uma oportunidade para estimular e viabilizar a inclusão de artistas da cultura popular e da periferia, nesse processo, e articular para que os franceses que virão ao Recife conheçam também o que é feito por eles”, disse o gestor.
A parceria tem como objetivo também destacar os artistas da França no cenário cultural de Pernambuco. “A intenção do Consulado da França é aproximar artistas de lá com a cena cultural pernambucana, e vice-versa, seja através de show, de espetáculos, de ações culturais, como através das ações de formação e residência”, destacou Milena Evangelista, gerente de Política Cultural da Secult-PE.