Abertura do Carnaval de Olinda reúne milhares de foliões na Praça do Carmo
Postado em: Carnaval
Olinda deu início, nesta quinta-feira (17), aos festejos de Momo. Com o tema “O Carnaval dos Sonhos”, a noite de abertura teve como palco o Polo Erasto Vasconcelos, montado no meio da Praça do Carmo, e reuniu uma multidão de foliões que acompanhou de perto o cortejo dos bonecos gigantes do Homem da Meia Noite, a Mulher do Dia e o Menino da Tarde. Estiveram presentes na abertura o secretário-executivo de Cultura de Pernambuco, Léo Salazar; a governadora em exercício, Priscila Krause; o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho.
Arquimedes Santos / PMO

O Menino da Tarde, o Homem da Meia-Noite e a Mulher do Dia participaram de um cortejo que saiu da Prefeitura de Olinda rumo à Praça do Carmo, onde está montado o Polo Erasto Vasconcelos
A primeira noite contou ainda com os shows de Alceu Valença, Elba Ramalho, Família Salustiano, Orquestra Henrique Dias e Lu Maciel. O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, destacou o ambiente democrático, característico do Carnaval olindense. “Hoje é a abertura do maior Carnaval do Brasil, um Carnaval puramente democrático, aqui brinca quem tem dinheiro e quem não tem”, afirmou o prefeito. “Gostaria de agradecer a parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e o empenho das secretarias municipais na realização do Carnaval”, completou.
Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Léo Salazar (secretário-executivo de Cultura de Pernambuco), Professor Lupércio (prefeito de Olinda), Priscila Krause (vice-governadora de Pernambuco), Cláudia Lupércio (primeira-dama de Olinda) e Daniel Coelho (secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco) estiveram presentes na abertura do Carnaval de Olinda
A governadora em exercício de Pernambuco, Priscila Krause, esteve presente na abertura do Carnaval de Olinda e falou da alegria da retomada da festa, começando pela cidade patrimônio. “Uma satisfação depois de dois anos, ter nosso Carnaval de volta, ver a alegria de volta, ver as pessoas na rua, brincando e se confraternizando. Começar aqui é muito importante por tudo que a cidade representa para Pernambuco, para o Brasil e para o mundo em relação à cultura, história e Carnaval”, enfatizou a gestora.
Já o secretário-executivo de Cultura de Pernambuco, Léo Salazar, ressaltou a importância das festividades do Carnaval no Estado. “A folia pernambucana é uma das principais festas do calendário cultural do país. O Governo do Estado, por meio de suas secretarias estaduais, tem se empenhado para viabilizar os festejos de Momo em várias cidades pernambucanas, por entender que a festa é um vetor de desenvolvimento que gera renda e oportunidades de negócios para os mais diversos segmentos econômicos e culturais de Pernambuco”, frisou Salazar. A gestão estadual está investindo cerca de R$ 24 milhões em contratações artísticas, segurança pública e serviços de saúde para pernambucanos e turistas que vierem passar o Carnaval em Pernambuco.
A festa segue até a Quarta Feira de Cinzas, dia 22/2, com blocos, troças, agremiações e oito polos de animação no Sítio Histórico e nos bairros da periferia da cidade.
POLOS DESCENTRALIZADOS - Além do tradicional de rua, o Carnaval de Olinda conta com oito polos localizados no: Carmo, Guadalupe, Varadouro, Alto da Sé, Rio Doce, Cidade Tabajara e Xambá. Nesta experiência imersiva, uma explosão da diversidade dos sons, que parte do frevo e maracatu, com as tradicionais orquestras e nações; passando pelo caboclinho; samba; afoxé; manguebeat; o romantismo do brega, até chegar nos principais hits, que não saem da cabeça da galera.
Confira a programação completa do Carnaval de Olinda: www.olinda.pe.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Programacao-Completa-Carnaval-de-Olinda-2023-1.pdf.



