Nivaldo Vieira (UFBA) comanda conferência de abertura 15ª da Semana do Patrimônio
O evento acontece segunda-feira (15), a partir das 9h30, no Teatro Fernando Santa Cruz (Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa). A conferência é gratuita e aberta ao público
Postado em: Formação Cultural | Fundarpe | Secretaria de Cultura
Divulgação

Nivaldo Vieira é professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Marcada para acontecer na próxima segunda-feira (15), a partir das 9h30, no Teatro Fernando Santa Cruz (Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa), em Olinda, a abertura da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco contará com a conferência do professor Nivaldo Vieira de Andrade Junior. Vinculado à Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o conferencista, que é mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, debaterá o tema “Patrimônio Cultural: Resistências e Perspectivas”, que norteia as atividades do evento em 2022, e cujo objetivo é abrir um amplo diálogo sobre as políticas públicas para o patrimônio cultural, que contemple a diversidade, as resistências históricas e as novas formas de existências inseridas neste complexo contexto pandêmico e pós-pandêmico. O acesso à conferência é gratuito e aberto ao público.
A conferência de abertura contará ainda com a participação dos debatedores Larissa Rodrigues de Menezes (arquitetura e urbanista da UFPE, gerente-geral da DPPC – Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, no Recife) e Hugo Menezes (antropólogo, vinculado ao Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE), além da apresentação da Mestra Ana Lúcia (Patrimônio Vivo de Pernambuco).
PROGRAMAÇÃO - A 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que é um evento do Governo do Estado, por meio da Secult-PE/Fundarpe, será realizada entre os dias 15 e 30 de agosto. Com a participação de 31 municípios pernambucanos, a programação terá mais de 209 atividades, que envolvem ações educativas, cursos, exposições, lançamento de livros, oficinas, palestras, rodas de diálogo, seminários e visitas guiadas. Clique aqui e confira a programação completa do evento.
SEMINÁRIO - O Teatro Fernando Santa Cruz, sediado no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, será palco também do “Seminário do Patrimônio Cultural: Resistências e perspectivas”, que acontecerá nos dias 15 e 16 de agosto (segunda e terça-feira). No primeiro dia, das 15h às 18h30, está agendada a mesa “Patrimônio Cultural e Metodologias de Preservação e Salvaguarda: práticas tradicionais e transformações nos novos tempos”, que reunirá Natália Vieira (arquiteta/professora UFPE), Amélia Reynaldo (arquiteta/Prodoc Iphan/Normatização dos bairros centrais do Recife), Chico Sá Barreto (antropólogo/professor UFPE) e mediação do professor Nivaldo Andrade (UFBA).
No dia 16, das 14h às 17h, a segunda mesa debaterá o tema “Resistência em espaços culturais: estudos de caso em Pernambuco”. Entre os convidados, estão: Douglas Badeira (Quilombo Indígena de Tiririca dos Crioulos), Gedalia Silva (Quilombo do Catucá – São Lourenço de Tejucupapo), Alfredo Neto (Santa Maria da Boa Vista – Viva Reis), Marina Correia (Pátio do Terço/Recife) A mediação ficará por conta de Luciana Gama (GGPPC/Fundarpe).
“O Seminário do Patrimônio Cultural visa debater acerca das diferentes maneiras de sociabilidade e convivência, apreendidas e evidenciadas a partir do patrimônio cultural que contemplem a diversidade, as resistências históricas e as novas formas de existências imersas nos diversos setores da vida social”, adianta Renata Echeverria, coordenadora da 15ª da Semana do Patrimônio Cultural.
Segundo ela, tomando por base o tema definido para o evento, “o seminário visa unir as dimensões material e imaterial sob a ótica da resistência cultural e novas perspectivas de preservação”. “A primeira mesa tem por objetivo trazer as contribuições metodológicas mais recentes quanto à convergência entre materialidade e imaterialidade do patrimônio cultural. Já a segunda trará as experiências de territórios de resistência cultural, em nosso estado, que unem materialidade e imaterialidade”, complementa a coordenadora.
ATIVIDADE VIRTUAL - No dia 16 de agosto (terça-feira), será exibido ainda pelo canal oficial da Secult-PE/Fundarpe no YouTube (www.youtube.com/secultpe) uma apresentação dos projetos contemplados pelo Funcultura, na área de Patrimônio Cultural. Nessa primeira exibição, às 14h30, serão apresentados o inventário dos Bacamartes e o projeto de acessibilidade total no Forte das Cinco Pontas.
LEI - A 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco traz um conjunto de ações que demonstram, mais uma vez, a diversidade do patrimônio cultural de Pernambuco. Agora instituída por lei, pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros, por meio da Lei Nº 17.851 de 22 de junho de 2022, a Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco passa a ser reconhecida como política pública.
DIA NACIONAL DO PATRIMÔNIO - No dia 17 de agosto, a celebração do Dia Nacional do Patrimônio Histórico começará às 9h30 da manhã, na Praça da República, no Recife, com a inauguração da placa aos Mártires de Pernambuco. Em seguida, segue no Teatro de Santa Isabel, das 10h às 12h30, com a entrega do certificado aos seis vencedores da 7ª Edição do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural e a diplomação dos dez novos Patrimônios Vivos registrados em Pernambuco.
ON-LINE - Essa edição também contará com algumas ações em formato remoto pela internet a serem transmitidas no canal da Secult/Fundarpe no YouTube (www.youtube.com/secultpe). O 7º Seminário de Educação Patrimonial será pré-gravado, por conta das restrições eleitorais, e exibido nos dias, 18 e 19 de agosto. Haverá também uma rodada de apresentações dos projetos incentivados pelo Funcultura na área de Patrimônio, entre os dias 16 e 18/8.
A programação completa do evento está disponível aqui.
Serviço
Abertura da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco – Conferência do professor Nivaldo Vieira (UFBA)
Quando: 15 de agosto de 2022 (segunda-feira), às 9h30
Onde: Teatro Fernando Santa Cruz – Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (Largo do Varadouro – Varadouro, Olinda – PE)
Gratuito e aberto ao público