Ações do DDDança chegam ao Ibura, zona sul do Recife
Postado em: Artes Cênicas
O DDDança dá continuidade à sua extensa programação no mês de abril com espetáculo OS SUPERFICIAIS da Cia. Etc. Após intervalo para realizar circulação internacional, a companhia retoma a temporada anual do espetáculo em espaços públicos da Região Metropolitana do Recife. Na terça-feira(12), a apresentação acontecerá no Ibura, na Escola Jordão Emerenciano (Av. Angra dos Reis, s/n), às 10h. Após o espetáculo, ainda dentro do DDDança, haverá um seminário sobre mediação cultural, coordenado pelo Acervo RecorDança e ministrado por Elis Costa, que é integrante do acervo e dançarina da Cia. Etc.
O espetáculo, criado a partir das memórias de seus bailarinos e bailarinas (Elis Costa, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira), reflete sobre os tipos de relações estabelecidas no mundo pós-moderno, marcado pela velocidade e superficialidade das interações sociais. Exposição pessoal, cópia compartilhada como original, velocidade e volume de informações, superficialidade, interrupção de ações e dificuldade para manter o foco da atenção são alguns dos temas explorados no espetáculo.
DDDANÇA NA SEMANA
Na quarta-feira (13), a programação do DDDança continua com o encontro Corpos em manifesto, no Teatro Arraial. A partir das 9h30, dançarinos, pesquisadores, performers e interessados na dança se reúnem para debater questões relativas ao tema Tradição e contemporaneidade.
As discussões culminam em uma performance-manifesto à noite, às 19h30, a fim de sintetizar as inquietações dos participantes nos seus corpos. O encontro contará com artistas que representam a dança popular, como Paulinho 7 Flechas, Pedrinho Salustiano, Alexandre Macêdo, João Lira e Simone Silva, e outros que levam a dança contemporânea para o Teatro Arraial, como é o caso da dançarina Marcela Filipe. O próprio Paulinho 7 Flechas, considerado um dos maiores representantes do caboclinho em Pernambuco, tem, na sua história, uma relação profunda com a dança contemporânea, já tendo dançado com Pina Bausch em 2013. O Corpos em manifesto é uma ação aberta ao público geral.
Na sexta-feira, o Espaço Experimental (Rua Tomazina, 199, 1º andar, Bairro do Recife – em frente à Igreja Madre de Deus) recebe a mostra Fotografias Dançadas, que une as linguagens da dança e da fotografia. Os encontros às sextas também funcionarão como um espaço de convivência entre artistas e público. Qualquer pessoa pode apresentar o seu trabalho fotográfico ou dançante no espaço. Para isso,
basta preencher formulário de inscrição no blog www.dddança.wordpress.com.
DDDANÇA
O DDDança 2016 é uma teia de ações co-realizada pela classe artística, pelo Governo do Estado (Secult e Fundarpe), Funarte/MinC e voltada para a reflexão e o fortalecimento da dança em Pernambuco e no Brasil. São debates, aulas teóricas e práticas, apresentações artísticas, palestras, feira e intercâmbios a serem realizados em diversos locais do Estado, durante o mês de abril.

