Adelson Boris inaugura a mostra ‘Mulheres Negras: Expressões da Liberdade’
Exposição fica em cartaz de 6 de novembro a 19 de dezembro, no Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro.
Postado em: Artes Visuais | Cultura popular e artesanato
Com informações da assessoria
Inspirado em situações que retratam mulheres negras, em meio ao universo de elementos e cores da natureza viva, o artista plástico Adelson Boris estará expondo no Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro, a primeira mostra individual de sua carreira, intitulada de ‘Mulheres Negras: Expressões da Liberdade’. Na noite de inauguração, que acontece nesta sexta-feira (6), a partir das 19h, a entrada é gratuita mediante convite disponível no museu.
Composta por 24 telas, produzidas por aquarela e também graffiti, a mostra evidencia mulheres negras em diferentes situações, focando especialmente a beleza do biotipo brasileiro. Entre os objetivos da mostra, segundo Adelson, está à preocupação em retratar estas representações, sem diversos estereótipos impostos pela mídia. Durante a inauguração da mostra, sons africanos também estarão sendo executados por discotecagem.
A inspiração para compor a série, que possui parceria com a socióloga Waneska Viana, também foi originada no próprio ambiente familiar do artista plástico, composto por mulheres negras desde a avó, mãe, tias, irmã e primas, até a companheira. Adelson Boris também é grafiteiro, tatuador, ilustrador e atualmente trabalha como arte educador, em ações desenvolvidas pela ONG Cores do Amanhã.
Para o público interessado em comparecer na abertura, os convites estão disponíveis no museu de terça a sexta-feira, no horário das 9h às 17h. A exposição fica em cartaz até o dia 19 de dezembro, e pode ser conferida de terça a sexta, no horário das 12h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h.
Serviço:
Abertura da Exposição “Mulheres Negras: Expressões da Liberdade”
Quando: sexta-feira, 6 de novembro
Horário: 19h
Local: Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro (Rua Mariz e Barros, nº 328, Bairro do Recife)
Entrada para abertura: Gratuita, mediante convite, disponível no museu de terça-feira a sexta-feira das 9h às 17h e no dia da exposição até às 18h.
Visitação gratuita: Até o dia 19 de dezembro de 2015, de terça-feira a sexta-feira, das 12h às 18h, sábado, domingo e feriado, de 14h às 17h.

