Ademauro Coutinho lança novo projeto de poesia visual nas redes sociais
Postado em: Literatura | Serviço Cultural
O poeta e performance Ademauro Coutinho lança, nesta quinta-feira (7), um clipe, audiolivro e poemas em animação, nas suas redes sociais. “Conjuro” é o nome da série de vídeos e áudios mais recente do poeta que é natural da cidade de Goiana.
O trabalho, que conta com os recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, é fruto de uma pesquisa do autor sobre poesia visual, religiosidade afro-ameríndia e evocação poética, e consiste em um clipe de poesia de nome “Conjuro”, um audiolivro chamado “Foz da Voz”; além de quatro vídeo poemas em animação intitulados de ODU (destino). O projeto é um desdobramento do livro “Jogo de Búzios no Coração”, publicado pela editora Porta Aberta em 2021.
Ademauro explora as estruturas dos poemas, sua visualidade, sua geometrização, repensando e revivendo o espaço da página como um terreiro – espacialidade fundamental das brincadeiras populares, pensando nos símbolos poéticos que dançam, brincam e sambam. No seu conjunto audiovisual “Conjuro”, o poeta procura vocalidade, entoação, cantos de pergunta e resposta na estrutura dos pontos de jurema e dos cocos de roda. Sobre a proposta do projeto, ele diz “investigo texturas sonoras da minha voz, o corpo em cena e o movimento das palavras no terreiro das telas que emitem luz”.
Confira:
