Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Adri Popular inicia residência artística no Centro Tradicional de Invenção Cultural em Brasília

Com incentivo da PNAB-PE, residência visa apoiar o artista em seu desenvolvimento na dança popular. Aulas-espetáculos gratuitas ocorrem em Brasília, no dia 7 de fevereiro, e em Aliança (PE) no dia 15

Divulgação

Divulgação

Adri Popular

Reconhecido por seu trabalho criativo e pelo engajamento em diversas iniciativas culturais, o artista de dança e produtor cultural Adri Popular deu início, nesta quinta-feira (30), a sua residência artística no Centro Tradicional de Invenção Cultural, em Brasília. A residência foi concedida por meio do edital de Bolsas Artísticas da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB-PE).

A residência tem como objetivo apoiar o artista em seu desenvolvimento artístico na dança popular visando aprimorar suas pesquisas e processos criativos no campo da dança, tanto em suas aulas quanto em seus espetáculos. A experiência ainda tem como objetivo proporcionar condições para expandir as práticas e contribuir com o cenário cultural da dança popular promovendo o intercâmbio entre diferentes regiões do Brasil e valorizando as tradições culturais de cada local.

Durante a residência, que segue até 9 de fevereiro, Adri Popular tem a oportunidade de vivenciar e contribuir com o ambiente do Centro Tradicional, que é sede do Fuá de Seu Estrelo e da Orquestra Alada Trovão da Mata. O centro cultural, um dos mais importantes patrimônios imateriais de Brasília, preserva e promove as tradições brasileiras com destaque para as manifestações culturais do maracatu e do cavalo marinho. Dentro da programação de atividades o artista realiza, no dia 7 de fevereiro, em Brasília, e no dia 15, em Aliança, aulas-espetáculos gratuitas resultantes da residência artística.

ADRI POPULAR - Artista de dança e produtor cultural do município de Aliança, premiado na primeira edição do Prêmio Mônica Japiassú de Dança, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores de sua cidade natal, em reconhecimento a seu trabalho de valorização e divulgação da dança na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Em sua trajetória de mais de 10 anos na dança, Adri vem pesquisando a criação em dança popular e apresentando seus resultados por meio de trabalhos audiovisuais que misturam as características musicais, gestuais e estéticas da cultura popular e dos brinquedos da região, como maracatu rural, cavalo marinho, ciranda, coco de roda, caboclinho e boi.

< voltar para Artes Cênicas