Alessandra Leão: “Seu Luiz Paixão é, sem dúvida, um dos melhores rabequeiros do mundo”
Postado em: Música
Esta semana, o Eu Indico convida a cantora, instrumentista e compositora Alessandra Leão. Uma das vozes mais fortes e melodiosas da nossa música, ela tem um trabalho fincado no diálogo entre a musicalidade tradicional – batuques de terreiros e cordas de violeiros nordestinos – e um discurso universal contemporâneo, características presentes em seus álbuns “Brinquedo de tambor” (2006) e “Dois cordões” (2009); o imaginário da fé nordestina, com o projeto “Folia de Santo” (2008); até provocar, atualmente, uma radicalização sonora em sua trajetória, com o EP “Pedra de sal”, lançado recentemente.
Ao Cultura.PE e aos internautas ela recomenda o disco “Pimenta com Pitú” (2005), do rabequeiro Luiz Paixão.
“Seu Luiz Paixão é, sem dúvida, um dos melhores rabequeiros do mundo. Ele tem uma das coisas mais importantes e difíceis pra um músico, principalmente instrumentista: ele tem uma marca! Uma maneira própria de tirar o som do instrumento, assim como Miles Davis, por exemplo, você escuta e sabe quem é que está tocando.
Luiz é da Zona da Mata Norte de Pernambuco, começou a tocar ainda pequenininho em forrós e cavalo marinho. É ou foi professor de muitos dos rabequeiros mais novos. É referência para tantos outros músicos, como eu, Caçapa, Siba, Renata Rosa, Cláudio Rabeca, Hugo Linns,Thomas Rohrer e Nicolas Krassic.
Em 2005, lançou, no Brasil e na Europa, o seu 1º CD solo, o maravilhoso “Pimenta com Pitu” e acompanhou, durante muitos anos e por diversos países, a musicista Renata Rosa. Seu show solo está em plena atividade e ele segue fazendo parte do “banco” de Cavalo Marinho.
Espero que o recente título de Patrimônio Imaterial do Brasil concedido ao Cavalo Marinho e aos maracatus torne a arte dessas pessoas, que dedicaram e dedicam toda a sua vida e obra, assim como Luiz, à cultura da Zona da Mata Norte, um tanto mais respeitadas e valorizadas como, de fato, merecem”.
Ouça duas faixas do disco “Pimenta com Pitu”, de Luiz Paixão.

