Andala Quituche lança o livro As Astúcias de Mateus e Bastião em Catirina Um Amor de Menina
Obra foi produzida com incentivo do Funcultura. Lançamento será nesta sexta-feira (19), às 15h30, na sede do Cavalo Marinho Boi Pintado, na Chã do Esconso, no município de Aliança
Postado em: Funcultura | Literatura

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, a escritora aliancense Andala Quituche estará lançando seu segundo livro infantil, intitulado, junto à estreia e exibição do curta-metragem infantil As Astúcias de Mateus e Bastião 2. O evento de lançamento será nesta sexta-feira (19), às 15h30, na sede do Cavalo Marinho Boi Pintado, na Chã do Esconso, no município de Aliança, e contará com apresentações dos alunos e alunas da Escola das Tradições do Cavalo Marinho e do Cavalo Marinho Boi Pintado, Patrimônio Vivo de Pernambuco. O livro foi produzido com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, e também contou com incentivo da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura Municipal da Aliança.
Licenciada em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Mata Norte, Andala tem como missão o trabalho com a cultura popular de Pernambuco. Mulher preta e mãe de Aruandhê, Pétala e Andarlan. Em 2001, iniciou nas artes cênicas com teatro e danças populares e, em 2010, ingressou no Cavalo Marinho Boi Pintado, sendo sua atual presidente. Nos anos 2017 e 2021, ganhou o Prêmio Ariano Suassuna de Dramaturgia, com o texto SINA e VIDA CATITA. Em 2019, lançou seu primeiro livro infantil As Astúcias de Mateus e Bastião em Cana Boa Pra Chupar, e, em 2021, lançou seu primeiro curta-metragem infantil pela Lei Aldir Blanc Pernambuco, o Astúcias de Mateus e Bastião.
Ainda em 2019, integrou o elenco do filme longa metragem Propriedade, de Daniel Bandeira, que vem ganhando vários prêmios em festivais nacional e internacionalmente e está disponível na Netflix. Em 2020, em plena pandemia, idealizou e inaugurou, em Aliança, o Museu das Tradições do Cavalo Marinho e a Escola das Tradições do Cavalo Marinho em que coordena e ministra aulas de cavalo marinho e cultura popular para as crianças e jovens da comunidade da Chã do Esconso. Também integrou, por dois mandatos, o Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco, de 2019 a 2023. Recentemente, participou do documentário O Canto Delas, que está em processo de montagem pela diretora Tuca Siqueira.