APR Club agita Torre Malakoff com Abulidu, Barbarize e Janete Saiu para Beber
Com bate-papo e shows de projetos musicais periféricos de Pernambuco, programação gratuita ocorre domingo (1º), a partir das 15h30, no Bairro do Recife
Postado em: Espaços culturais | Home
O Abril pro Rock dá continuidade às celebrações de seus 30 anos com a volta do APR Club, que traz uma grade musical pernambucana de origem periférica. As atrações são Abulidu, Barbarize e Janete Saiu para Beber. Todos os shows acontecem no domingo (1º), na Torre Malakoff, com entrada gratuita. A programação começa, às 15h30, com um bate-papo sobre formação de público (desafios e estratégias).
O APR Club é uma realização da Astronave Iniciativas Culturais e conta com o apoio da Pitú e da Torre Malakoff, além do incentivo do Funcultura, da Fundarpe, da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco.
“Os grupos musicais escolhidos pela curadoria do APR Club já estavam no nosso radar. Inclusive, no ano passado, citei Abulidu, Barbarize e Janete Saiu para Beber no Metrópolis, programa da TV Cultura, após ser perguntado sobre o atual cenário de artistas e bandas que dialogam com o manguebeat, que completou 30 anos em 2022”, lembra o produtor do Abril pro Rock, Paulo André (confira aqui na íntegra).
Para o debate, o também curador Paulo André convida Cannibal, cantor, instrumentista e compositor da banda Devotos; Isaar, cantora, compositora e batuqueira; Daniel Lima, jornalista e administrador; Nívea França, assessora, produtora cultural e fundadora da produtora Ventre; e Diego Do’Urden, do Darkside Studio/Mystifier Infested Blood.
“É de extrema importância entender o tempo e o espaço que a gente vive. Então o bate-papo dá a oportunidade de saber e conhecer o que vem acontecendo atualmente nas diversas cenas musicais pernambucanas a partir do compartilhamento de experiências próprias”, ressalta Paulo André.
Barbarize, formada pela dupla Bárbara Espíndola (Babi) e Yuri Lumin, desde 2018, faz o primeiro show da noite do APR Club. É da comunidade do Bode, no Pina (Zona Sul do Recife), com uma linguagem e performance periférica misturando música, dança e teatro. Com estética afrofuturista, traz mensagens de resistência, reconhecimento, pertencimento e valorização.
Em seguida, a banda Abulidu apresenta seus Códigos Periféricos com Hélio Abulidu (cantor e compositor), Paulinho Folha (violão e voz), Thúlio Xambá (percussão e voz), Arnaldo do Monte (percussão), Rogério A. Martins (guitarra) e Raphael César (baixo). O grupo afropernambucano antirracista, como se considera desde que nasceu, em dezembro de 2019, evidencia crítica social e política, histórias de Pernambuco, arte brasileira, amor, beleza ancestral e empoderamento de matrizes africanas.
Assim como Barbarize e Abulidu, a banda Janete Saiu para Beber propaga a periferia pernambucana com seu punk/garage rock e ritmos da cultura popular trazendo críticas sociais nas letras. Sua raiz é do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Surgida em 2009, a banda é formada por César Braga (vocal), Kin Noise (guitarra), Pedro Attack (baixo), Niel Melo (bateria), Eudes Júnior (percussão) e Erivaldo Romão (percussão).
EXPOSIÇÃO - Em cartaz desde o dia 5 de setembro, a Poster Arte Design IX tem seu encerramento neste domingo (1º). Com entrada gratuita, a 9ª edição da exposição do Abril pro Rock está montada na Sala Alcir Lacerda, no Observatório Cultural Torre Malakoff.
Serviço:
APR Club 2023 - domingo (1º), a partir das 15h30, na Torre Malakoff (Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife). Acesso gratuito
