Artesãos da Colômbia visitam Pernambuco
Grupo estará até o dia 13 de setembro no Estado, a convite do SEBRAE, realizando visitas em espaços culturais dedicados ao fomento e a tradição do artesanato pernambucano.
Postado em: Cultura popular e artesanato
Foto: Assessoria de Artesanato da Secult-PE

Artesãos vencedores do concurso ‘Traza Artesanal’, promovido pela Artesanias de Colômbia, com representantes da curadoria da Fenearte.
Integrantes da entidade Artesanias de Colômbia, órgão de economia mista vinculado ao Ministério do Comércio, Indústria e Turismo do referido país, estão visitando desde a última quarta-feira (2), diversos espaços culturais pernambucanos, dedicados ao fomento e a tradição da produção de artesanatos. Composto pelos artesãos Ana Barahona Rivas, Maria Palomino Pineda, Diana Chacon Martinez, Jairo Rodriguez Gonzalez e Blanca Myriam Prieto Rincón, os representantes da entidade, que tem convênio de cooperação com o SEBRAE, tiveram como primeiro destino o Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife, onde participaram de uma mesa redonda com a curadoria da Fenearte, da qual fazem parte a Assessoria de Artesanato e o Núcleo PE Criativo da Secult-PE/Fundarpe.
Foto: Assessoria de Artesanato da Secult-PE/Divulgação

Realização de mesa redonda no Centro de Artesanato.
De acordo com Breno Nascimento, assessor de artesanato da Secult-PE, a visita de integrantes da Artesanias de Colômbia ao Estado, representa um importante intercâmbio cultural dedicado aos artesãos pernambucanos, tendo em vista que a missão da entidade visa fortalecer o desenvolvimento de processos tecnológicos e da comercialização de produtos e de capacitações profissionais dos artesãos. “Estes artesãos que estão visitando nosso Estado, foram premiados no concurso ‘Traza Artesanal’, dedicado ao design para o artesanato e promovido pela entidade. É a primeira vez que eles visitam o Brasil, e escolheram Pernambuco pela riqueza e diversidade da nossa arte popular e a qualidade das políticas de fomento ao segmento aqui desenvolvidos”, destacou Breno.
Entre outros destinos da agenda do grupo no Estado, até o dia 13 de setembro, estão o Museu do Barro de Caruaru – MUBAC, a Casa Museu Mestre Vitalino no Alto do Moura, Museu Cais ao Sertão, além de visitarem o Museu do Mamulengo e o Centro Histórico em Olinda, a Sinagoga Kahal Zur Israel, o Museu de Arte Popular e o Centro de Artesanato do Cabo de Santo Agostinho.