Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Biblioteca Pública do Estado promove Jornada de Leitura Inclusiva

braille01-copy2

Em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, a Biblioteca Pública do Estado (Parque Treze de Maio), promove, durante todo o dia desta quarta (19), a Jornada de Leitura Inclusiva, que irá capacitar profissionais da área de leitura – professores, bibliotecários, educadores – a desenvolver a compreensão  e trabalhar com práticas de acessibilidade a pessoas com necessidades educativas especiais. O evento será dividido em dois horários: das 9h à 12h e das 14h às 17h.

O Instituto Dorina Nowill vem desenvolvendo, desde o ano passado, a Rede de Leitura Inclusiva, que consiste na articulação junto às esferas estaduais, a promover atividades de inclusão à leitura. Atualmente, a rede congrega 12 estados, dentre eles, Pernambuco. “Nós fazemos essas articulações e, para cada estado, desenvolvemos atividades específicas”, explica Ana Paula Silva, gestora da Fundação Dorina Nowill. Em Pernambuco será desenvolvida uma oficina de leitura inclusiva, onde os inscritos irão receber orientações sobre deficiência visual, recursos de acessibilidade, além de participar de uma atividade prática. “A ideia principal é que esses profissionais sejam multiplicadores desse conhecimento em seu ambiente de trabalho, ampliando ainda mais esse rede, e propiciando àqueles que têm necessidades especiais o prazer da leitura, a partir dessa inclusão”, conta Ana Paula.

A oficina dispõe de um total de 50 vagas – parte delas já preenchida. Os interessados, devem enviar um email para telmadut@gmail.com, com a ficha de inscrição (baixar) devidamente preenchida.

Confira a programação:

Manhã | 9h às 12h
Rodada de apresentação
- Apresentação da Fundação Dorina
- Atividade “quebrando mitos” e discussão em grupo
- Coffee break
- Mudanças atitudinais (vivência)

Tarde | 14h às 17h
Apresentação do cenário deficiência visual e tecnologias acessíveis
- Atividade roda de leitura inclusiva (vivência)
- Coffee break
- Apresentação Rede de leitura
- Fechamento

Acessibilidade
Inaugurado na década de 70, o setor Braille da Biblioteca Pública Estadual desempenha um trabalho relevante para a acessibilidade ao conhecimento de deficientes visuais. O setor oferece um vasto acervo composto por 2.870 títulos com aproximadamente 8.576 exemplares. Além do material bibliográfico, também é disponibilizado equipamentos e materiais lúdico- pedagógicos como mapas em relevo, gravadores, fones de ouvido, lupas e jogos adaptados.

SERVIÇO
Jornada de Leitura Inclusiva
Quarta (19), das 9h às 17h
Biblioteca Pública do Estado (Parque Treze de Maio)
Acesso gratuito (mediante inscrição)

< voltar para Literatura