Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Cabo de Santo Agostinho celebra 40 anos da Sambada de Pontezinha

Evento é aberto ao público e contará com mestres de coco de roda e grupos culturais da cidade.

Por Roberto Moraes Filho

Visando fomentar a tradição do coco de roda e da ciranda no Cabo de Santo Agostinho, acontece neste sábado (7), a partir das 19h, a Sambada de Pontezinha. O evento, que está celebrando 40 anos de história, foi inserido na cultura popular da cidade em 1975, pelos mestres do coco de roda Zezinho e Goitá.

Entre as atrações da noite, estarão subindo ao palco do Centro Cultural Mestre Goitá, em Pontezinha, o grupo Bojo da Macaíba, Mestre Zé Negão e sua laia, Coco do Mestre Goitá, Mestre Dié, Grupo Toadas e Mestre Nêm da Teimosa.

De acordo com Nilo Souza, um dos organizadores da sambada juntamente com o Mestre João Goitá, o movimento tem por base “preservar a história e a memória do coco, repassando os saberes e a vivencia para crianças, adolescentes e famílias da comunidade, para que haja a permanência do folguedo nas tradições do bairro de Pontezinha”, explicou.

Os mestres e grupos da localidade estarão fazendo o enredo da sambada, dando início a uma nova jornada para que a sambada prossiga nas tradições populares da cidade. “Apresentamos uma amostra do 1º experimento da sambada em 2013, por isso convidamos todos a celebrar este momento enriquecedor para a cultura do Cabo de Santo Agostinho”, ressalta Nilo Souza.

SERVIÇO
Sambada de Pontezinha
Data: sádado, 07/03
Horário: das 19h às 23h
Local: Centro Cultural Mestre Goitá – Pontezinha, Cabo de Santo Agostinho
Acesso gratuito

< voltar para Cultura popular e artesanato