Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Câmara Municipal de Exu aprova título de cidadão exuense a Leo Salazar

Secretário executivo de Cultura de Pernambuco, Leo Salazar tem uma profunda relação com Exu e desde 2015 desenvolve uma série de projetos no município

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Desde 2015, Leo Salazar desenvolve uma série de projetos culturais no município

O secretário executivo de Cultura de Pernambuco, Leo Salazar, receberá o título de cidadão exuense pelos trabalhos culturais desenvolvidos no município de Exu, Sertão do Araripe, terra do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. A iniciativa partiu do vereador Fagluzé e foi aprovada, nesta quarta-feira (15), pela Câmara Municipal, que agendará uma cerimônia para a entrega do título.

Leo Salazar tem uma profunda relação com Exu e desde 2015 desenvolve uma série de projetos no município. “Criei uma relação muito boa com os artistas exuenses. Fui consultor do Sebrae e atendi vários artistas da região. Cuidei também do projeto Sertão Criativo e trabalhei com artistas como Joaquim Gonzaga, além de ter atuado em projetos em parceria com o Parque Aza Branca”.

Em 2016, Leo Salazar articulou com a Fundação Casa Grande uma capacitação em Pousadas Domiciliares para moradores da cidade, visando os turistas que frequentam o Festival Viva Gonzagão. Em agosto de 2018, realizou, em parceria com o Sebrae e prefeitura municipal, o evento Exu Sertão Mais Criativo, em conjunto com a Mostra Cultural Gonzaguense, numa homenagem ao Rei do Baião e na valorização do empreendedorismo criativo regional.

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Felipe Souto Maior/Secult-PE/Fundarpe

Em 2018, realizou, em parceria com o Sebrae e prefeitura municipal, o evento Exu Sertão Mais Criativo, em conjunto com a Mostra Cultural Gonzaguense

A paixão por Exu e Gonzagão se estende há anos através de sua articulação com a Secretaria de Cultura de Exu, a ONG Parque Aza Branca e a Fazenda Araripe, buscando desenvolver parcerias para o desenvolvimento da cultura e turismo do Sertão. Como mestre na área de Turismo, por exemplo, Leo Salazar buscou a captação de recursos para o Museu de Paleontologia de Exu com instituições e poder público.

“Agora que a gente está na gestão da Secretaria de Cultura de Pernambuco, indicamos Monalliza Gondim, natural de Exu, para ser representante da Secult-PE na região, sendo um elo entre a cultura produzida pelo artista do Sertão e o Governo. Isso mostra nosso compromisso em promover uma interiorização da gestão, dando mais espaço para os fazedores de cultura do interior do estado”, destacou Leo Salazar.

< voltar para Secretaria de Cultura