Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Coletânea de Saberes e Fazeres: Árvores Nativas, Cultura Medicinal lança o podcast Ressignificando as Memórias

Série em cinco capítulos encerra ciclo de ações do projeto cultural incentivado pelo Funcultura

Nesta quinta-feira (21) acontece o lançamento do podcast Coletânea de Saberes e Fazeres: Árvores Nativas, Cultura Medicinal – Ressignificando as Memórias, no Spotify, em comemoração ao Dia Nacional da Árvore e ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Com cinco episódios, o podcast objetiva salvaguardar e difundir o patrimônio material e imaterial de Pernambuco democratizando o acesso aos saberes e fazeres contidos no livro Árvores Nativas, Cultura Medicinal, que catalogou 31 espécies do Estado a partir dos conhecimentos de moradores e moradoras das comunidades tradicionais de Garanhuns e São João, localizadas no Agreste pernambucano.
Além da democratização da cultura, fazendo chegar a áreas de difícil acesso e a pessoas com deficiência visual, o podcast visa compartilhar como foi todo o processo de coleta dos saberes e fazeres por parte dos povos tradicionais. Mais uma vez foi dada voz aos detentores desse conhecimento que agora estão narrando por meio de áudio como foi participar desse projeto Coletânea de Saberes e Fazeres: Árvores Nativas, Cultura Medicinal, incentivado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), trazendo também, por meio da fala, essa sabedoria e suas vivências com o uso da fitoterapia arbórea.
“No podcast as consultoras fitoterápicas relatam o que consta no livro trazendo mais envolvimento ao escutar diretamente suas vozes, transmitindo seus sentimentos de orgulho e pertencimento, que por meio dessa ferramenta oportuniza aprofundar a difusão de seus conhecimentos adquiridos por seus familiares”, destaca Danielle Jansen, coordenadora do projeto e autora do livro Árvores Nativas Cultura Medicinal. “A difusão desse conhecimento é muito importante, pois promove a manutenção dessas práticas fitoterápicas incluindo a conservação e valorização das matas nativas”, complta Danielle.
Com o podcast se encerra o ciclo de ações do projeto cultural Coletânea de Saberes e Fazeres: Árvores Nativas, Cultura Medicinal, incentivado pelo Funcultura. Entre as ações realizadas pelo projeto houve a distribuição gratuita de 500 exemplares do livro Árvores Nativas Cultura Medicinal para seis comunidades rurais do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco, e para duas instituições de ensino superior em Garanhuns e uma em Palmeira dos Índios, incluindo as versões em braile.
O fortalecimento das ações de salvaguarda do patrimônio imaterial sobre esses conhecimentos é imprescindível. Da mesma forma a implementação de políticas públicas que fomentem ainda mais a rede de detentoras e detentores desses saberes fitoterápicos cultivam em seus terreiros a farmácia viva praticando e transmitindo por meioda tradição oral esse patrimônio imaterial para familiares e comunidade.
O podcast Coletânea de Saberes e Fazeres Árvores Nativas Cultura Medicinal – Ressignificando as Memórias está disponível gratuitamente, a partir desta quinta-feira (21), no Spotify por meio deste link. Já a versão digital do livro está disponível no site Mães da Iumas. Para conhecer um pouco mais sobre o projeto basta acessar e acompanhar o Instagram @culturamedicinal e a fan page Mães da Iumas.

< voltar para Acervo Funcultura