Podcast Cena Cultura recebe Mestre João Paulo, do Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata
Atração aposta em empreendedorismo e produtos culturais para projetar artistas, grupos e instituições culturais de Pernambuco tem incentivo do Funcultura
Postado em: Acervo Funcultura
Nesta segunda-feira (23), o podcast Cena Cultura recebe para uma conversa ao vivo, às 20h, dentro da nova temporada de entrevistas, o mestre de maracatu de baque solto João Paulo, de Nazaré da Mata (PE), o Papa do Maracatu.
Durante a conversa ele apresenta, em primeira mão, detalhes de seu novo projeto: Sonoras do Maracatu Leão Misterioso – incentivado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Cultura e Governo de Pernambuco, com foco na história da música do baque solto, que contará com dois ensaios, uma sambada e a produção de um vídeo na sede do maracatu, sendo um projeto de manutenção do brinquedo Leão Misterioso, o terceiro maracatu mais antigo de Nazaré da Mata.
Artistas, grupos e instituições culturais com atuação independente ou coletiva interessados em divulgar seus trabalhos e produtos culturais ganharam um espaço para chamar de seu. Trata-se do podcast Cena Cultura, que desde que estreou, no último mês de agosto, vem se consolidando como um novo instrumento de inclusão, empoderamento e visibilidade artística voltada ao mercado do empreendedorismo e dos produtos culturais pernambucanos.
“Este projeto foi pensado para potencializar espaço, visibilidade e construção do fortalecimento da imagem dos produtos culturais pernambucanos. Só para se ter uma ideia, aqui, na Mata Norte, é um celeiro de muitas ações artísticas, mas, até antes deste projeto, as pessoas não contavam com um espaço tão democrático e plural para falar de suas ações, como um CD, um livro, uma pesquisa, um show, um cortejo cultural. Ou seja, não se tinha a visibilidade que os produtos culturais necessitavam. Hoje, graças ao podcast, a história mudou”, explica o produtor cultural e coordenador do projeto, Alexandre Velozo.
Atualmente o podcast Cena Cultura está com uma série inédita, de 12 programas, sobre as produções culturais da região da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Em cada episódio o idealizador e apresentador do projeto, Alexandre Velozo, tem recebido um convidado especial para debater e refletir sobre um tema diferente, a exemplo de música, literatura, cultura popular, entre outros assuntos. Todas as conversas contam com recursos de acessibilidade comunicacional em libras.
Desde o início da temporada o Cena Cultura já apresentou ao grande público da rede mundial de computadores o premiado poeta e editor goianense, Philippe Wollney, que teve seu livro lançado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) na 14ª Bienal Internacional do Livro. Também já passaram pelo o estúdio, o artista visual, muralista e músico Tony Artes; o mestre de maracatu, cirandeiro, cantor e compositor, Anderson Miguel; e o multi-instrumentista e produtor fonográfico Rodriguinho do Acordeon, que apresentou o leque de serviços do RA Studio aos músicos da região. Uma bela mostra da potencialidade da produção artística regional e cultural da Mata Norte.
Os episódios vão ar sempre às segundas-feiras, com intervalo de 15 dias. Nesta segunda (23) o podcast tem a honra de receber no estúdio para uma conversa ao vivo o Mestre João Paulo, de Nazaré da Mata, conhecido na região e no Estado como o Papa do Maracatu – referência na genialidade de criar seus versos, poemas e poesias de forma improvisada. Ele que tem em sua biografia e trajetória artística um conjunto de feitos em prol da cultura popular da Zona da Mata, a exemplo da criação do Maracatu de Baque Solto Leão Misterioso de Nazaré da Mata, em que também é mestre.
Além disso, Mestre João Paulo é recordista em sambada de pé de parede, evento tradicional na cidade e região que acontece nos fins de semana, em que ele duela com outros mestres de maracatu até o dia amanhecer. Foi também dele o feito de gravar o primeiro CD de maracatu de baque solto – manifestação da cultura de raiz reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.
O programa é transmitido ao vivo, às 20h, pelos canais oficiais do podcast e por meio dos canais das redes sociais da Web TV Guaiamum, do município de Goiana (PE).
