Podcast sobre empreendedorismo cultural da Mata Norte ganha série especial
Com patrocínio do Funcultura, programa promover a difusão, debates e reflexões sobre produtos culturais de artistas, grupos e instituições culturais da região
Postado em: Acervo Funcultura
A Zona da Mata Norte de Pernambuco, que historicamente teve sua economia voltada para o plantio, a colheita e a comercialização da cana-de-açúcar, abre espaço para um novo cenário de debates e reflexão, agora com foco na economia da cultura da região. Trata-se da estreia do Podcast Cena Cultura, idealizado e coordenado pelo produtor cultural Alexandre Velozo, do município de Goiana.
O projeto, que tem o incentivo da Secretaria Estadual de Cultura, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e o Governo do Estado, por meio de recursos do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), busca ser um instrumento para difusão dos produtos culturais realizados por artistas, grupos e instituições culturais independentes, como músicas, shows, espetáculos, mostras, exposições, além de apresentação de CDs, clipes, vídeos, lives, encontros e sambadas.
O Podcast Cena Cultura conta com 12 episódios inéditos com até uma hora de duração. Quinzenalmente, Alexandre Velozo, também apresentador da iniciativa, recebe no estúdio um convidado especial para um debate reflexivo, descontraído e cheio de aprendizados. Os programas têm recursos de acessibilidade comunicacional em libras.
Os episódios são transmitidos, ao vivo, por meio dos canais das redes sociais da Web TV Guaiamum, da cidade de Goiana, e pode ser acessado, gratuitamente, no YouTube e no Instagram.
“O Cena Cultura é uma mídia que fala para o mundo sobre o universo da música, arte, cultura popular, cinema e produção cultural da nossa região canavieira. E toda essa conversa tem, no centro dos debates, os artistas, grupos e instituições culturais. A Mata Norte tem uma riqueza que vai além da economia da cana, que é a cultura feita pelas crianças, adolescentes, jovens, idosos, mulheres e homens, importante para o desenvolvimento social, cultural e territorial”, explica Velozo.
O cirandeiro e mestre de maracatu Anderson Miguel, de Nazaré da Mata; o artista visual Tony Artes; e o premiado poeta Philippe Wollney, de Goiana, são algumas das personalidades que o público pode conhecer sobre o fazer artístico e a maneira como eles monetizam suas carreiras em favor da cultura popular.
“O novo espaço midiático vem para preencher o deserto da comunicação cultural no território da zona canavieira, tendo em vista que muitos artistas e grupos não têm onde e como fazer a divulgação de seus trabalhos” reforça Velozo. “O projeto é um espaço plural e dinâmico. Quem tiver interessado em participar também pode sugerir pautas, pelo e-mail cenaculturapodcast@gmail.com”, convida.
Confira a agenda do programa:
Dia 25 de setembro
Convidado: Anderson Miguel (mestre de maracatu rural e cirandeiro)
Dia 11 de setembro
Convidado: Tony Arte (músico, artista visual, muralista e compositor)
Dia 28 de agosto
Convidado: Philippe Wollney (produtor cultural, poeta, editor e músico)
