Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Baile do Menino Deus volta a ser encenado no Marco Zero

O espetáculo será encenado gratuitamente nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, a partir das 20h

Hans Manteufell/Divulgação

Depois de dois anos de exibição on-line, o “Baile do Menino Deus – uma brincadeira de Natal” retorna ao Marco Zero do Recife para encantar o público no Natal. Em sua 19ª edição, o espetáculo, dirigido por Ronaldo Correia de Brito, será encenado nos dias 23, 24 e 25 de dezembro (sexta-feira, sábado e domingo), sempre às 20h. O acesso é gratuito.

A peça, que vem incorporando elementos da linguagem popular nacional na celebração do Natal, celebra a autenticidade de uma data que simboliza a vida, o amor e o renascimento. O Baile do Menino Deus é considerado uma ópera popular nordestina contando a história mais famosa do mundo – o nascimento de Jesus Cristo – com o sotaque, a dança e a música da região, pautando-se em tradições de festas e representações teatrais do ciclo natalino no Brasil.

“Neste ano de 2022, quando completa 19 anos na Praça do Marco Zero e 39 anos de encenações pelo Brasil inteiro, o Baile retoma o formato que o consagrou: o de espetáculo de rua. Para esse retorno, muita coisa foi mudada na cenografia, figurinos e adereços. Permaneceram o texto original com acréscimos, a música original de Antônio Madureira com arranjos novos e composições novas. A dramaturgia e a encenação são inteiramente novas”, revela Ronaldo Correia de Brito, diretor do espetáculo, que também assina o texto ao lado de Assis Lima.

Entre as novidades, o Baile tira a orquestra do fosso e a leva para cima do palco, participando das cenas junto ao coro adulto e infantil que circula com os personagens principais. “Duas passarelas atravessam a plateia, permitindo a passagem de músicos, bailarinos e atores pelo meio do público, num diálogo mais próximo com as pessoas. O palco também cresceu e até uma ponte, que lembra a nossa cidade do Recife, foi incorporada ao cenário”, acrescenta Ronaldo.

A premiada diretora de teatro Cibele Forjaz é a encenadora convidada deste ano. Sua presença chega para trazer um olhar mais contemporâneo para o retorno do Baile. “Desejo trabalhar o encontro entre a grande tradição das culturas populares com outras formas do teatro contemporâneo. Ronaldo é um grande conhecedor deste estilo com foco nas visualidades e na parte performática com uma participação da platéia”, explica. A encenadora complementa que veio para “provocar e trazer novas propostas e ideias que serão trabalhadas desde os ensaios com esse grupo que já é uma grande família”.

ELENCO - Novas vozes se somam ao elenco cantando as músicas da trilha, tendo como solistas confirmados os músicos e cantores pernambucanos Lucas dos Prazeres, Bela Maria, Adiel Luna e ainda o músico mineiro Maurício Tizumba como convidado especial. E de legado dos anos em que o espetáculo foi transmitido como filme, o evento também vai contar com um telão ao vivo para que o público possa ver mais detalhes de cada momento. Como participantes do musical, nomes já conhecidos da cena pernambucana, como Silvério Pessoa, Isadora Melo, Carlos Filho, Márcio Fecher e Arilson Lopes,e Sóstenes Vidal, que interpreta o Mateus há 19 anos.

A nova edição do Baile ainda traz as crianças do coro infantil agora atuando juntas ao Mateus, e não apenas cantando como anteriormente. “Todo o elenco de atores, cantores, músicos, bailarinos estará mais junto ao público. José e Maria até participam da celebração do nascimento, em meio aos músicos e cantores”, complementa o diretor.

CELEBRAÇÃO – O Baile do Menino Deus recupera formas de celebrar o Natal, que sobreviveram e se guardaram sobretudo no Nordeste, a exemplo de reisado, lapinha, pastoril, cavalo marinho, guerreiro, chegança, boi de reis, brincadeiras e tradições que fogem ao monotemático “Natal Congelado” com neve de isopor, pinheiros, renas, trenós e Papai Noel. O Baile é uma saga que recorre a sortilégios, brincadeiras, invocação de criaturas fantásticas (como a Burrinha Zabilin, o Jaraguá e o Boi),  música e dança.

Em suas edições presenciais, o espetáculo costuma reunir mais de 70 mil pessoas nas noites de Natal no Recife, sendo parte do calendário de eventos do estado. Durante os anos de restrições pela pandemia de Covid-19, o Baile realizou experiências cinematográficas como um musical filmado em locações expressivas da capital pernambucana, sendo exibido posteriormente em plataformas digitais e na TV aberta.

Neste ano, o Baile do Menino Deus conta com a Lei de Incentivo à Cultura, é apresentado pela Prefeitura do Recife e Rede com o copatrocínio da Toyolex, Sherwin-Williams, Tramontina e Copergás, apoio da InBetta, Globo Recife e Eletromidia, com realização da Relicário Produções Culturais, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Serviço
“Baile do Menino Deus – uma brincadeira de Natal”
Quando: 23 a 25 de dezembro de 2022 (sexta-feira, sábado e domingo), às 20h
Local: Praça do Marco Zero do Recife – Recife Antigo – Recife / PE
Acesso gratuito
Mais informações: www.bailedomeninodeus.com.br

< voltar para Artes Cênicas