Dia Internacional da Dança: Coletiva lança a audioperformance Rojas
Postado em: Artes Cênicas | Funcultura | Fundarpe | Secretaria de Cultura
Próxima segunda-feira (29), Dia Internacional da Dança, a Coletiva, em parceria com Andreza Nóbrega e Marcelo Sena, lança a audioperformance Rojas em suas plataformas digitais. A ação é resultado de uma pesquisa artística que buscou questionar o privilégio da visão em detrimento de outros sentidos na fruição das artes performáticas e contou com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, Funcultura.
A arte sonora Rojas foi produzida em uma residência artística das integrantes da Coletiva em parceria com Andreza Nóbrega, artista e audiodescritora, e Marcelo Sena, artista da dança e da música. Na audioperformance, acompanhamos um grupo de mulheres que caminham pelas ruas do Recife, com corpos repletos de tinta vermelha. Segundo Bruna Mascaro, integrante da Coletiva, essa ação vem junto a uma provocação: “Quais as danças possíveis? Considerar que fruímos uma performance só quando enxergamos, através da visão do corpo em movimento, não seria reduzir nossa compreensão sobre as possibilidades da dança?”. A proposta foi investigar justamente o visocentrismo, isto é, a prevalência de um modo de agir e conhecer o mundo centrado na visão, que coloca à margem outros sentidos e modos de percepção.
A audioperformance é ainda resultado de uma pesquisa mais ampla, que buscou pensar o recurso da audiodescrição como vetor para criações artísticas em dança e performance. Além da audioperformance, o projeto também contou com a realização do curso gratuito intitulado “Audiodescrição: experimentos e subversão em performance”, ministrado por Andreza Nóbrega no Paço do Frevo, voltado para pessoas com e sem deficiência visual.
A Coletiva:
A Coletiva é um grupo que desenvolve performances pautando questões de gênero e sexualidade no espaço urbano. O grupo foi formado em 2012 e, desde então, realiza ações performativas, pesquisas, laboratórios, residências artísticas e diversas ações que propõem discutir, refletir e tensionar as opressões à mulher e aos corpos dissidentes. Em geral, o grupo desenvolve trabalhos no intuito de criar formas de resistência frente às armadilhas do patriarcado. A Coletiva é formada por Bruna Mascaro, Gardênia Coleto, Marcela Aragão, Marcela Felipe, Maria Agrelli e Rebeca Gondim.
Serviço:
Lançamento da audioperformance Rojas
Quando: 29 de abril
Onde: Nas plataformas digitais da Coletiva: https://coletiva.site
https://www.instagram.com/coletivacoletivacoletivaco/
