Eduardo Aleixo Monteiro promove lançamento virtual do texto da peça “Interrupção”
Postado em: Artes Cênicas
Dramaturgo pernambucano, Eduardo Aleixo Monteiro lança quarta-feira (22), na plataforma da Editora Efêmera (editoraefemera.wordpress.com), o texto da peça “Interrupção”. Na trama, Juiz e Escrivão estão às voltas com um pedido de autorização judicial para interrupção de gravidez, deixando-se influenciar pelas suas ambições e convicções, bem como pelos demais envolvidos no processo. O livro poderá ser baixado gratuitamente no link: interrupcao2021.wordpress.com.
“Interrupção” começou a ser escrita a partir de um caso concreto: X, de 12 anos, ficou grávida após manter relações sexuais com o namorado Y, de 17. Z, mãe de X, que é a sua representante legal, entende que a gestação deve ser interrompida, tendo em vista que a menor não possui condições psicológicas e discernimento necessário para criação e sustento do bebê. Assim sendo, requereu, judicialmente, autorização para a prática de aborto.
“O enredo da peça parte de um caso real, que chegou ao meu conhecimento em 2013, no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de São Paulo. Eu nunca tive acesso às identidades dos envolvidos, na medida em que o processo judicial correu em segredo de justiça. Acreditando, porém, que a história merecia ser compartilhada, porque poderia fomentar o debate público sobre o tema, comecei a escrevê-la em 2017, no Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Teatro de Santo André, onde ganhou uma primeira leitura dramática, dirigida por Solange Dias”, diz Monteiro.
A peça curta Interrupção faz parte de uma trilogia: “Escola de Magistratura” foi publicada em 2017, na revista Ensaios de Teatro do TEatroensaio (Portugal); “Sentença” foi publicada em 2019 pela SESI-SP Editora e, em 2020, pela Edufes.
OFICINA E LEITURA DRAMÁTICA - Além do lançamento do livro, na quarta-feira (22), haverá ainda uma oficina gratuita de dramaturgia com Cinthia Alves (diretora, dramaturga, e pedagoga) e uma leitura dramática do texto da peça, capitaneada por Solange Dias (diretora, dramaturga e arte-educadora). Mais informações: editoraefemera.wordpress.com.
PRELO - A Editora Efêmera é destinada a publicar dramaturgia brasileira contemporânea, fundada por Ligia Souto, Marcus Mazieri, Pamella Martelli e Eduardo Aleixo Monteiro.
“No Brasil, nós temos muito pouco acesso a uma formação em dramaturgia e menos acesso ainda a publicações de dramaturgia contemporânea. Se quisermos formar bons dramaturgos, eles precisam conhecer não só os clássicos, mas também uns aos outros”, diz Eduardo.
