Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Espetáculo ‘Deu com a Pleura’ em única apresentação no Recife

Inspirado em livro de Gustavo Arruda, espetáculo adapta crônicas bem-humoradas sobre expressões típicas do Nordeste brasileiro

As expressões populares nordestinas dão o tom do espetáculo Deu Com a Pleura, que será encenado neste sábado, 18 de junho, no espaço O Poste Soluções Luminosas, no Recife. A peça é uma crítica social irreverente e foi inspirada no livro homônimo do escritor pernambucano Gustavo Arruda.

Divulgação

Divulgação

Peça resgata o bom humor na ‘matutice’ nordestina

Deu Com a Pleura é um resgate da “matutice” que habita as grandes cidades. Na montagem, Deocrécio Gogó de Ganso, Tico Cachacinha e Deco Chupa Prego se reúnem no Bar do Seu Nado para colocar as conversas em dia, revelando o contraste entre a modernidade da capital e a simplicidade do interior. Entre um copo e outro, os amigos começam a satirizar os costumes de quem vive na cidade grande. No bom e velho “nordestinês”, eles compartilham situações hilariantes, ao som de canções do universo boêmio.

“A peça nasce recheada de humor popular, direcionado a toda a família, sem restrições de idade, classe social e totalmente desprovido de clichês pornográficos ou apelativos para fazer as pessoas rirem”, conta Eduardo Gomes, que assina a adaptação do texto para os palcos, ao lado de Benedito Serafim. Os dois também integram o elenco do espetáculo, formado ainda pelos atores Alessandro Moura e Talles Ribeiro. A supervisão artística é assinada por Fábio Calamy. “A grande preocupação foi manter a atmosfera criada pelo elenco, um trabalho desenvolvido ao longo do processo de ensaio”, revela Calamy.

Sobre o livro
De autoria do cronista e chargista pernambucano Gustavo Arruda, Deu Com a Pleura reúne 29 crônicas com um refinado humor popular do Nordeste. São mais de 600 expressões regionais, traduzidas em glossários individuais, em cada conto. A obra segue na contramão da unificação da língua portuguesa e contextualiza o linguajar nordestino, justificando ainda sua origem em idiomas estrangeiros, como francês, árabe, inglês, italiano e dialetos africanos, além do português-colonial e do Tupi-Guarany.

Serviço:
Espetáculo ‘Deu com a Pleura’
Sábado, 18 de junho
Local: O Poste Soluções Luminosas (Rua da Aurora, 529, Boa Vista, cruzamento com a Princesa Isabel)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 20
Mais informações sobre o espetáculo AQUI

Ficha técnica:

Encenação e Roteiro: Benedito Serafim e Eduardo Gomes
Elenco: Alessandro Moura, Eduardo Gomes, Talles Ribeiro e Benedito Serafim
Supervisão Cênica e iluminador: Fábio Calamy
Direção de Arte: Toninho Miranda
Plano de luz: Alessandro Moura
Elétrica: Alexsandro Manoel
Realização: Aratu Produções
Fotos: Rennan Peixe / Divulgação
Apoio: Os Caras de Pau do Vestibular / Duo Designer

 

< voltar para Artes Cênicas