Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Espetáculo sobre a vida e a obra de Paulo Freire é encenado gratuitamente no Recife

Léo Caldas/Secult-PE/Fundarpe

Léo Caldas/Secult-PE/Fundarpe

A educação brasileira é o tema central da montagem

A prisão e o interrogatório do professor Paulo Freire, em 1964, o Brasil de hoje e as contradições da velha educação são temas centrais do espetáculo Pa(ideia) – Pedagogia da Libertação, que será encenado gratuitamente nesta quarta-feira (8), às 19h, no Teatro Barreto Jr. “O espetáculo trata de política, dialética e amor para atingir a libertação através das ideias. E o espectador sendo permanentemente colocado a ocupar/desocupar, agir/reagir, silenciar/falar a cada novo avanço da História. O espetáculo propõe um diálogo, sempre a partir da reflexão social, que não deixa ninguém à margem da vida nacional”, diz Jr. Aguiar, idealizador da montagem e que atua na peça, ao lado do ator Daniel Barros.

Pa(ideia) estreou em 2016 e foi indicado para seis prêmios, ganhando o troféu APACEPE/2017 nas categorias Iluminação, Trilha Sonora e Ator Coadjuvante. No festival Abril para o Teatro, ganhou os prêmios de Melhor Espetáculo, Direção e Ator Coadjuvante. A peça resultou neste projeto que Jr. Aguiar vem conduzindo, intitulado Paulo Freire vai à escola.

A proposta foi selecionada pelo Edital de Projetos EUA- Brasil, do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, fruto de sua política de incentivo à projetos que “fortalecem os laços entre os Estados Unidos e o Brasil, por meio de programas acadêmicos, culturais, educacionais e de intercâmbio”. O projeto Paulo Freire vai à escola destaca, dentre os acontecimentos da vida do pedagogo, sua vida e suas relações durante exílio nos Estados Unidos.

“Tomamos as comemorações dos 100 anos de Paulo Freire como motivação para que os alunos reflitam sobre a importância de seu legado e de seu exemplo na construção de nossa sociedade, o que mostra como o conhecimento pode nos fazer superar desafios que pareciam impossíveis de realizar. Oferecemos arte para o deleite da comunidade como método de comunicação, ensino, aprendizagem e compartilhamento de valores sociais”, coloca Jr. Aguiar.

A exibição da peça, como parte do projeto, é também um projeto social, na medida em que levará alunos de escolas públicas e seus professores e diretores. Ao final do espetáculo, 36 livros sobre Paulo Freire serão distribuídos entre as escolas participantes do projeto, para que suas bibliotecas guardem a memória e o legado de Paulo Freire. Além do acesso gratuito, a apresentação terá a acessibilidade com linguagem de Libras e audiodescrição, acesso gratuito.

SOBRE O PROJETO - Paulo Freire vai à Escola é o nome do projeto que vem percorrendo doze escolas públicas do Recife, desde o mês de fevereiro, promovendo um conjunto de atividades formativas e artísticas, incluindo o espetáculo teatral Paideia-Pedagogia da Libertação, sobre a vida e a obra de Freire. O projeto Paulo Freire vai à escola destaca, dentre os acontecimentos da vida do pedagogo, sua vida e suas relações durante exílio nos Estados Unidos.

O projeto compreende três atividades, em cada uma das escolas por onde está passando. A primeira etapa é formativa. O ator Jr. Aguiar ministra palestra com os professores sobre a biografia e as ideias centrais de Paulo Freire. A palestra sobre Paulo Freire é importante para professores de escolas públicas porque ele é considerado um dos maiores pensadores e pedagogos da atualidade e sua teoria é amplamente aplicada no ensino. Seus métodos de ensino baseiam-se na participação ativa dos alunos e na valorização da sua experiência e conhecimento. Além disso, ele defende a educação como um meio de libertação e empoderamento, o que é especialmente relevante para professores em escolas públicas, onde muitas vezes há desigualdades sociais e econômicas a serem superadas. Conhecer a obra de Paulo Freire pode ajudar os professores a tornar o ensino mais significativo e eficaz para seus alunos.

A iniciativa envolve ainda uma oficina sobre como aplicar os princípios da democracia no ambiente escolar e comunitário, a partir do pensamento de Freire, mas também de Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido.

Serviço
Espetáculo Pa(Ideia) – Pedagogia da Libertação
Quando: 8 de março de 2023 (quarta-feira), às 19h
Onde: Teatro Barreto Jr. (R. Est. Jeremias Bastos – Pina, Recife – PE)
Entrada gratuito

< voltar para Artes Cênicas