Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Espetáculos de dança e teatro são atrações para toda a família

Por: Flora Noberto

Eric Gomes/Secult-PE

Espetáculo “Disse Me Dança” contou com intérprete de Libras garantindo acessibilidade às pessoas com deficiências auditivas.

As brincadeiras de criança, os sonhos de ser adulto, a adolescência com o ímpeto da contestação foram alguns dos momentos apresentados pelo espetáculo “Disse Me Dança”, que abriu a programação de dança e teatro para a infância do 24º Festival de Inverno de Garanhuns. Com a apresentação, a tarde de sábado (19) ficou mais divertida no Parque Euclides Dourado. Diversas famílias assistiram ao espetáculo da Em Cena Arte e Cidadania, inspirado em livros para o público infanto-juvenil do escritor pernambucano Luciano Pontes. O grupo é formado por crianças e adolescentes moradores do bairro dos Coelhos, no Recife, que estudam dança.

Confira outras notícias sobre artes cênicas AQUI.

Com figurino colorido, o elenco com 11 bailarinas recria movimentos como rolar no chão, engatinhar, brincar de bambolê, amarelinha e cantar cantigas de roda. Tudo vira dança. “O que você vai ser quando crescer?” surge como uma pergunta que desperta a imaginação das crianças sobre as possibilidades da vida adulta. Numa das cenas mais lúdicas, o público se surpreende com nuvens coloridas e cheias de brilho criadas a partir dos movimentos das bailarinas.

Em um momento final, as bailarinas criam um grande carrossel ao dançarem com grandes bastões coloridos com cavalos na ponta. “Eu gostei muito desse final”, disse timidamente Sheila Leite, de 13 anos. Com um sorriso no rosto, Flora Epifânia, 9 anos, também aprovou a apresentação, respondeu de imeditado “foi nota 10”, ao ser questionada se tinha gostado do espetáculo. Ambas estavam na plateia com suas famílias, aproveitando as férias de inverno na Cidade das Flores. Os adultos também demonstravam satisfação com a oportunidade de levar seus filhos, sobrinhos e netos para os espetáculos. Flávio Vieira, pai, contou: Um deles não queria vir, mas agora no final, ele disse: ‘papai, como foi bom a gente ter vindo, foi muito bonito’. De acordo com a assessora de dança da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Adriana Gehres, está crescendo e se consolidando um segmento da dança dedicado aos espetáculos para a infância, o que fortalece a experiência dos grupos durante o FIG.

A programação do Espaço da Dança e do Teatro para a Infância continua até 26 de julho, com apresentações sempre às 16h. Todos os espetáculos tem classificação livre e foram selecionados para contemplar as famílias que frequentam o FIG. O espaço, instalado no Parque Euclides Dourado, é coberto. Por isso, os pais podem ficar tranquilos quanto às possibilidades de chuva. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos no local, até alcançar a lotação do espaço, que é de 400 pessoas.

Neste domingo (20), a atração do polo é o grupo Irmãos Brothers, do Rio de Janeiro, com o espetáculo “Ritmo é tudo”. A assessora Adriana Gehres adianta que o público vai se deparar com um espetáculo que além da dança traz elementos circenses, lembrando que o grupo carioca também se apresentou no FIG na lona de circo, mas com outra montagem. “Ritmo é tudo é um espetáculo limítrofe entre a dança e o circo. Os Irmãos Brothers são conhecidos como artistas de circo, mas foram selecionados pelo Rumos Itaú destinado a projetos de arte para a infância com este espetáculo na categoria dança”, detalha.

No espetáculo, os Irmãos Brothers apresentam os diversos ritmos do dia a dia de um casal, desde que acordam até a hora de dormir. Focado na realidade urbana, as cenas revelam que tudo tem ritmo: o sono, o acordar, o vestir-se, o trânsito, o trabalho da fábrica, o namoro, os diálogos, o fim do dia. É diversão na certa!

 

SERVIÇO

24ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG)
Programação de Artes Cênicas – de 19 a 26 de julho
Local: Espaço da Dança e do Teatro para Infância: Parque Euclides Dourado, Heliópolis – apresentações às 16h.
Entrada gratuita: Ingressos serão distribuídos das 14h às 15h30. Cada pessoa pode receber até 2 ingressos. Lotação máxima: 400 pessoas

< voltar para Artes Cênicas