Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Grupo carioca ‘Teatro do Afeto’ cumpre programação em Olinda e no Recife

*Com informações da Assessoria

O grupo carioca Teatro de Afeto, cuja pesquisa de linguagem tem foco na encenação ritualística, cumpre temporada em Pernambuco neste mês, com dois espetáculos de seu repertório: Pineal – Ritual Cênico e Incapazes – Notícias Cênicas. As apresentações acontecem de 2 a 4 setembro na Casa do Cachorro Preto, Olinda; e de 9 a 11 de setembro no Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife.

O trabalho do grupo transpõe na cena questões de afetividade nas relações humanas. Baseados nos conceitos taoista de Yin e Yang (a dualidade de tudo que existe no universo), foram concebidos dois espetáculos chamados pelo grupo de “opostos complementares”. Isso significa que são completamente diferentes em suas estéticas, temáticas e meios de produção, mas semelhantes no que diz respeito ao objetivo maior de repensar a cena do teatro contemporâneo no Brasil e no mundo.

Leonardo Guimarães

Leonardo Guimarães

‘Pineal’ evoca o sagrado feminino

Pineal – Ritual Cênico, encenado de 2 a 4 de setembro, na Casa do Cachorro Preto, inaugura uma nova fase da casa que agora será aberto às artes cênicas. O espetáculo, que acontece também dia 10 no Teatro Hermilo Borba Filho, é composto de múltiplas linguagens e parte da noção de afeto como a solução para problemas essenciais da humanidade. É o espetáculo da porção “Yin”, que evoca o sagrado feminino, representado por sete mulheres que são acompanhadas por um músico homem, que faz o contraponto energético e complementaridade cênica.

No elenco estão nomes como Yasmin Gomlevsky, que interpretou a prostituta Vidinha em Liberdade, Liberdade e Joaquina em Malhação Sonhos (Rede Globo), além de ter integrado o elenco de musicais como Rock in Rio (protagonista), Cazuza (no papel de Bebel Gilberto) e Beijo no Asfalto. Todos do premiado diretor carioca João Fonseca; Tainá Medina que protagonizou os filmes A Alegria (Felipe Bragança) e A Casa de Cecília (Clarissa Appelt) e que estará na próxima novela das 19h da Rede Globo; Tom Karabachian, filho do músico Paulinho Moska e que apresenta repertório autoral no espetáculo. Jessica Ellen, uma das protagonistas da série Justiça, que está no ar na Rede Globo fez parte da primeira temporada do espetáculo e assina a pesquisa e assistência de direção de Pineal.

A peça foi criada em processo coletivo, no qual cada atriz, a partir de depoimentos pessoais, escreveu seu próprio texto e se dirigiu. Através das performances individuais, criou-se um discurso coletivo sobre temas como tempo; ancestralidade; emoção; sagrado feminino e palavra.

O segundo espetáculo que a companhia traz a Pernambuco é a estreia nacional de Incapazes – Notícias Cênicas, apresentado de 9 a 11, no Teatro Hermilo Borba Filho.

SARAU

Nos dias 02 e 03/09, a partir das 22h, nA Casa do Cachorro Preto, após a apresentação do Pineal – ritual Cênico, integrantes do Teatro de Afeto se juntam ao projeto BESTA FERA, liderado pelo músico Vinicius Lezo para, juntos, apresentarem músicas e poesias autorais.

SERVIÇOS

Espetáculo Pineal – Ritual Cênico
Quando: de 02 a 04 de setembro
Horários: sexta e sábado, às 20h; domingo, às 18h
Local: A Casa do Cachorro Preto (Rua Treze de Maio, 99, Carmo, Olinda)
Classificação: 16 anos
Contribuição voluntária

Evento SARAU BESTAFERA + AFETO

Quando: 2 e 3 de setembro
Horário: 22h
Entrada gratuita

< voltar para Artes Cênicas