Mais de 150 artistas de circo se encontram em Olinda neste fim de semana
A 5ª Convenção Pernambucana de Circo e Arte de Rua começa nesta quinta-feira (23), confira a programação.
Postado em: Artes Cênicas | Funcultura

Convenção Pernambucana de Circo e Arte de Rua reúne mais de 150 artistas do meio na cidade de Olinda neste final de semana (23 a 26 de janeiro). Imagem: Gabriel Catunda / Cortesia
A cidade de Olinda recebe, de 23 a 25 de janeiro, a 5ª Convenção Pernambucana de Circo e Arte de Rua. O evento acontece no Sítio Histórico e reúne artistas circenses de todo o país para debater o futuro da arte do circo. Além disso, a programação inclui apresentações públicas e gratuitas para a população.
Um encontro de saberes e trocas artísticas
Pela primeira vez, a convenção conta com apoio financeiro do Funcultura, permitindo a participação de mais de 150 profissionais da área circense. A programação interna inclui oficinas e debates sobre temas diversos, como:
Tecido acrobático, com Márcia Ferreira;
Suspensão capilar, com Carol Yanina;
Manejo de anéis, com Isabela Menini;
Bolimaniack, com Orne Dandolkekolor;
Monociclo, com Petit Lutin;
Flexibilidade, com Beatriz Nascimento;
Dança e bambolê, com Kapalla Circo;
Iniciação ao buugeng, com Anderson Svanci.
As oficinas e debates são destinados a artistas inscritos, com inscrições realizadas pelo Instagram oficial do evento: @convepernambucana.
“Esse encontro é essencial para promover o intercâmbio entre artistas, fortalecer o olhar coletivo e refletir sobre o que faz a arte circense brilhar. É um espaço para trocar experiências, explorar novos equipamentos e aprimorar números, garantindo espetáculos ainda mais encantadores para o público”, destaca Caro Marafigoh, produtora-executiva da convenção.
Espetáculos abertos ao público
Com produção conjunta do Coletivo Malanarquista, Circo do Monte e Flor de Figo Produções, as noites da convenção trazem espetáculos ao vivo, mostrando toda a riqueza e diversidade da arte circense.
Noite de Fogo (23/1, quinta-feira): apresentações livres com labaredas, às 20h, prometendo um espetáculo luminoso e fascinante para a plateia.
Noite das Maiorias (24/1, sexta-feira): dez apresentações protagonizadas por artistas não-brancos, mulheres e da comunidade LGBTQIAPN+. A programação inclui performances com tecido, arco, dança e buugeng (artefato curto e luminoso). O evento ocorre na Escola Municipal Dom João Crisóstomo, na Praça Nossa Senhora do Monte, bairro do Monte, a partir das 20h.
Noite de Gala (25/1, sábado): apresentação de dez novos números circenses, também na Escola Dom João Crisóstomo, às 20h.
A programação se encerra no domingo (26/1), com o Palco Rua, na Praça do Rosário, no Amparo, a partir das 16h.
“Trocar experiências é essencial para fortalecer o trabalho e compartilhar estratégias. O circo enfrenta o desafio de estar pouco presente nos meios formais, e convenções como esta são fundamentais para preservar os saberes populares de forma segura e colaborativa”, reforça Caro.
Serviço
5ª Convenção Pernambucana de Circo e Arte de Rua
Quando: 23 a 26 de janeiro
Programação interna: oficinas, debates e exibições para artistas inscritos, realizadas na Escola Dom João Crisóstomo e no Circo do Monte. Inscrições pelo Instagram @convepernambucana.
Espetáculos abertos ao público:
Noite de Fogo: 23/1, às 20h, na Escola Dom João Crisóstomo.
Noite das Maiorias: 24/1, às 20h, na Escola Dom João Crisóstomo.
Noite de Gala: 25/1, às 20h, na Escola Dom João Crisóstomo.
Palco Rua: 26/1, às 16h, na Praça do Rosário, no Amparo.
Quanto: entrada gratuita para todas as atividades abertas ao público
