Peça sobre o massacre do Carandiru estreia nova temporada no Recife
Reestreia de "Salmo 91" marca os 15 anos da Cênicas Companhia de Repertório
Postado em: Artes Cênicas
com informações da Assessoria
O espetáculo “Salmo 91″, de Dib Carneiro Neto, retorna aos palcos recifenses neste sábado (17/09), com montagem do grupo teatral Cênicas Companhia de Repertório. Completando 15 anos de atuação na cena cultural pernambucana, o grupo reencena adaptação do best-seller “Estação Carandiru”, de Dráuzio Varella, que lança olhar particular sobre o massacre de 1992 ocorrido no presídio. O espetáculo fica em cartaz aos sábados, até 22 de outubro, sempre às 20h, no Espaço Cênicas, Bairro do Recife.
Com caráter intimista e confessional, “Salmo 91″ conta a história de dez presidiários do pavilhão 9 do Carandiru, que narram o drama de suas vidas através de testemunhos fortes,verdadeiros e crus, em contexto que antecede o massacre de 02 de outubro de 1992, que culminou com a morte de 111 detentos. O fio condutor do espetáculo é o personagem Dadá, um sobrevivente do massacre que inicia a narrativa. Furioso, ele recorda do salmo bíblico que sua mãe havia lhe recomendado ler – era justamente o Salmo 91, o qual ele lamenta não ter lido. Assim, a dramaturgia se desenrola apresentando outros nove personagens, que expõem suas feridas e revivem suas cicatrizes.
Com direção do ator e encenador Antônio Rodrigues, um dos membros fundadores da Cênicas, a montagem mergulha o espectador na atmosfera densa do sistema carcerário brasileiro sob a ótica dos presidiários, levando o público a um final surpreendente. De acordo com o diretor, a provocativa de “Salmo 91″, mesmo 24 anos depois, continua atual e pertinente enquanto reflexão da realidade social do país. O personagens ganham vida através de elenco formado pelos atores Álcio Soares Lins, Antônio Rodrigues, Raul Elvis, Rogério Wanderley e Gustavo Patriota.
SOBRE O ESPETÁCULO
Adaptado do livro “Estação Carandiru”, de Dráuzio Varella, “Salmo 91″ é uma adaptação dramatúrgica, feita por Dib Carneiro Neto, que dá eco às vozes dos oprimidos. A primeira montagem, em 2007, com direção de Gabriel Vilela, conquistou o prêmio Shell de melhor autor no ano seguinte. Posteriormente, o texto ganhou duas montagens – uma no Uruguai e outra na Bahia. A peça, até então inédita em Pernambuco, foi montada pela primeira vez no pela Cênicas Companhia de Repertório em 2015. Sucesso de público, a montagem rendeu duas temporadas naquele ano, retornando ao palco da sede do grupo teatral novamente em 2016.
SERVIÇO:
Peça “Salmo 91″
Estreia: sábado, 17 de setembro de 2016, às 20h
Temporada: aos sábados, às 20h, até 22 de outubro
Onde: Espaço Cênicas (Rua Marquês de Olinda, 199, 2º andar – Bairro do Recife. Acesso pela Rua Vigário Tenório)
Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia). À venda na bilheteria física, duas antes do espetáculo, ou pelo link (plateia limitada a 70 lugares)
Mais informações: (81) 99609-3838
