Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Peças “Jacy” e “Oleanna” conquistam plateia do FIG 2015

Montagens de grupos do Rio de Janeiro e Natal foram aplaudidas de pé pelo público.

Jorge Farias

Jorge Farias / Secult-PE

Debate entre professora e estudante sobre ensino gera suposto caso de assédio moral e sexual.

O Teatro Luiz Souto vive programação intensa durante a 25ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns.  A cada noite, o publico vivencia emoções diferentes e reflete sobre novas questões a partir do espetáculo encenado. Na segunda-feira (20/07), a plateia experimentou a tensão do relacionamento entre uma professora e uma estudante universitária que debatem sobre o ensino superior, num suposto caso de assédio moral e sexual apresentado pela montagem “Oleanna”, da Cia Epigenia (RJ). No domingo (10/07), “Jacy”, peça de teatro documental do grupo Carmin (RN), trouxe memórias de uma senhora de 90 anos sobre o amor, a solidão, a Ditadura Militar e a política no Rio Grande do Norte. Nas duas noites, o teatro esteve lotado e a plateia aplaudiu de pé as apresentações.

Após a encenação do forte drama “Oleanna”, o público pode conversar com as atrizes Luciana Fávero e Miwa Anagizawa e o diretor Gustavo Paso sobre a montagem do texto de David Mamet, considerado um dos autores contemporâneos mais importantes da atualidade por tratar de temas delicados e conflituosos com maestria.

Questionado sobre a estética adotada pela peça, com longos diálogos entre as personagens que prendem a atenção do público, o diretor Gustavo Paso explicou: “a escolha desse texto determina a montagem. Não vejo outra forma melhor para se falar sobre o politicamente correto e a comunicabilidade. Esse texto está longe do realismo, ele tem uma estética de fragmentação, cria uma experiência contundente”.

Durante a conversa com o público, a atriz Miwa Anagizawa falou sobre a diversidade da produção teatral brasileira, lembrou do grupo Tapa, de São Paulo, como exemplo da escolha pelo realismo no teatro e destacou a importância do Festival de Inverno de Garanhuns como um canal de difusão das artes cênicas. “Eu acho um festival como este é muito salutar para criar conhecimento dessa diversidade do teatro no Brasil”, destacou a atriz que interpreta a professora na montagem.

Costa Neto / Secult-PE

“Jacy” resgata as memórias de uma senhora de 90 anos, abordando questões pessoais e contexto político.

No domingo (10/07), a peça “Jacy”, de caráter tragicômico, também conquistou o público do FIG, recebendo elogios pela criatividade ao utilizar vídeo feito e projetado em tempo real por um videomaker, e pelo formato da encenação.  “Achei o espetáculo maravilhoso, utilizando o vazio, as luzes, a projeção e os desenhos com giz. O trabalho corporal dos atores é muito bom, dar para perceber quando são eles mesmo e quando estão interpretando os personagens mais velhos”, sintetizou a publicitária e atriz Inês Reis, 25 anos.

Os atores Quitéria Kelly e Henrique Fontes encenam fatos da vida de “Jacy” e narram memórias da personagem e textos dos filósofos Pablo Capistrano e Iracema Macedo, gerando a reflexão sobre temas como o abandono de idosos, o nepotismo na política e o desenvolvimento caótico das cidades.

DISTRIBUIÇÃO DE INGRESSOS – O Teatro Luiz Souto Dourado fica no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, próximo a Praça Mestre Dominguinhos (antiga Esplanada Guadalajara). As apresentações de teatro adulto acontecem diariamente, às 19h, durante o FIG. Os ingressos são distribuídos gratuitamente das 10h às 11h e das 15h às 16h. Cada pessoa pode receber até dois ingressos. O público sem ingresso pode ser acomodado, conforme a lotação do teatro, após a entrada das pessoas que retiraram ingressos com antecedência. O teatro tem lotação máxima para 600 pessoas.

Lona de Circo: Avenida Caruaru, próximo ao Terminal Rodoviário – apresentações às 16h. Ingressos são distribuídos gratuitamente das 13h30 às 15h. Cada pessoa pode receber até 2 ingressos. Lotação máxima: 1.300 pessoas.

Espaço da Dança e do Teatro para Infância: Parque Euclides Dourado, Heliópolis – apresentações às 16h.
Ingressos são distribuídos gratuitamente das 14h às 15h30. Cada pessoa pode receber até 2 ingressos. Lotação máxima: 400 pessoas

PROGRAMAÇÃO DE ARTES CÊNICAS

Quarta-feira, 22/7

CIRCO
16h – Família Alves – Tradição Centenária
Circo Alves (PE)

DANÇA
16h – Nem Janeiro nos Separa
Vivarte Cia. de Danças
Local: Espaço da Dança e do Teatro para a Infância – Parque Euclides Dourado

TEATRO ADULTO
19h – GPS Gaza
Cia. de Solos e Bem Acompanhados (RS)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Quinta-feira, 23/7

CIRCO
16h – O Mundo Encantado do Circo Alakazam
Circo Mágico Alakazam (PE)

DANÇA
16h – Majho Majhobê Olubajé
Cia. Pé-Nambuco de Dança
Local: Espaço da Dança e do Teatro para a Infância – Parque Euclides Dourado

TEATRO ADULTO
19h – O Pastor
Cine Teatro Produções (RJ)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Sexta-feira, 24/7

TEATRO DE RUA
10h – Cafuringa
Grupo Cafuringa (PE)
Local: Palco da Cultura Popular – Avenida Santo Antônio (Centro)

CIRCO
16h – Carrilhão
Coletivo Nopok (RJ)

TEATRO PARA A INFÂNCIA
16h – Era Uma Vez Um Rio
Cênicas Cia. Repertório
Local: Espaço da Dança e do Teatro para a Infância – Parque Euclides Dourado

TEATRO ADULTO
19h – Frei Molambo
Marcelo Francisco (PE)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

Sábado, 25/7

CIRCO
16h – Cena Circo: Mostra de Números Circenses
Movimento Esférico (César Rossi) | Malabares em Cena (Irmãos Michel) | Um Presente Muito Suspeito (Trupe Circuluz) | Duo de Contorção (Kelly Trindade) | A Grande Fuga (Mickael Marvey) | Balé Clássico Aéreo (Giovannia) | Palhaço Charlito (Ronaldo Aguiar) | Poesia Circense (Índia Morena)

DANÇA
16h – Mostra Coreográfica
UNFO (Mangueboys) | Solo no estilo Tribal Fusion (Alê Carvalho) | Original Funk (Funkynáticos) | Coreografias de Sapatópolis (Pé Com Som) | Cia. Carolemos Dançarte | Balé da Cidade do Recife
Local: Espaço da Dança e do Teatro para a Infância – Parque Euclides Dourado

TEATRO ADULTO
19h – No Buraco
Etc e Tal Produção Cultural (RJ)
Local: Teatro Luiz Souto Dourado

< voltar para Artes Cênicas