Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Performance “IGBEIYWO” é exibida no Canal I Pele Ti O Dun

O projeto, contemplado pela Lei Aldir Blanc em Pernambuco, terá transmissão neste sábado (27), a partir das 19h

Divulgação

Divulgação

Agrinez Melo e Talles Ribeiro encenam a performance IGBEITWO

O canal I Pele Ti O Dun, ancorado no YouTube, exibe neste sábado (27), às 19h, a performance teatral “IGBEIYWO”. Encenada por Talles Ribeiro e Agrinez Melo, a iniciativa apresenta, a partir dos mitos de Obaluaê e Iemanjá, a história de um menino do interior e a menina da praia que se encontram e se tornam parceiros.

O texto, escrito por Talles Ribeiro, investiga novas possibilidades de musicalidades percussivas numa festa do Ilê (terreiro de matriz africana) e traz à tona a possibilidade de descobertas culturais e ancestrais. A performance é regada a músicas produzidas pela natureza e por instrumentos percussivos afro-indígenas. “O nome de IGBEIYWO em Yorubá significa: Casamento. Partindo disso, a ideia da performance é possibilitar a construção de laços familiares, construídos a partir de encontros culturais evidenciando novas narrativas negras. A ação também se apresenta na contramão da invisibilidade, pois evidencia as vozes das mulheres pretas que externam o sacrifício para manter a família”, conta Ribeiro.

A ideia, segundo o autor, “é trazer para atualidade a omissão social para o homem negro que existe desde a época da colonização. Omissão essa que desenvolve a construção masculina da pretitude em um papel subalternizado, de mão-de-obra barata para a edificação de uma sociedade que o exclui”.

Logo após a apresentação da performance, acontecerá um debate sobre os questionamentos a respeito da construção familiar a partir de novas masculinidades pretas. O projeto é acessível e terá um interprete de libras acompanhando a apresentação. O projeto foi contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

< voltar para Artes Cênicas