“Um pano que limpa o tempo” cumpre temporada descentralizada em vários espaços do Recife
Postado em: Artes Cênicas | Funcultura
Inspirado no conto Inundação, do escritor moçambicano Mia Couto, o espetáculo “Um pano que limpa o tempo” vai cumprir uma temporada descentralizada em vários espaços culturais do Recife, neste mês de novembro. O projeto de circulação, que conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, terá sua primeira parada no Centro de Cultura Daruê Malungo, onde ficará em cartaz entre os dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo), às 17h. O acesso é gratuito.
“Um pano que limpa o tempo” é um solo de dança teatro para duas pessoas. O enredo gira em torno da relação entre o tempo, a memória e a simbologia da casa. O espetáculo tem duração de 45 minutos e faz parte do projeto “A dança teatro do cotidiano”, desenvolvido pela companhia desde 2007. A ideia é manter a presença da literatura e do teatro nas produções, fundamentando gestos, ações e movimentos cotidianos aos jeitos e trejeitos da capoeira, da dança contemporânea, da memória e da vocalidade. A direção geral é de Raimundo Branco, que também assina a criação, o projeto de iluminação e a criação de arte.
CIRCULAÇÃO - Além do Centro de Cultura Daruê Malungo, a montagem vai passar pelo Espaço 173, Espaço O Poste e AACA Associação de Apoio a Criança e ao adolescente (Associação de Assistência à Criança Deficiente) da Ilha de Santa Terezinha. Veja agenda completa das apresentações abaixo.
“Como o espetáculo dialoga fortemente com a memória e a relação afetiva com a casa (morada), os locais das apresentações foram escolhidos por serem espaços de formação educacional e culturais independentes que possuem uma história artística e, portanto, uma relação de memória com a cidade e também porque são “moradas” de grupos e projetos artísticos-pedagógicos”, conta o proponente do projeto, Raimundo Branco. Em cada espaço, será realizada uma apresentação com intérprete de libras.
:: AGENDA DE CIRCULAÇÃO ::
- 5 e 6/11 (SÁBADO E DOMINGO) – 17H – CENTRO DE CULTURA DARUÊ MALUNGO (RUA PASSARELA, 18-A, CHÃO DE ESTRELAS, RECIFE-PE)
- 12 w 13/11 (SÁBADO E DOMINGO) – 17H – AACA – ASSOCIAÇÃO DE APOIO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE (R. CAMPOS FLORIDOS – SANTO AMARO, RECIFE – PE)
- 19/11 (SÁBADO) – 17H E 19H / 20/11 (DOMINGO), – 17H – ESPAÇO 173 (RUA VISCONDE DE GOIANA, 173 – ILHA DO LEITE – RECIFE/PE)
21 e 22/1/23 – ESPAÇO O POSTE (R. DO RIACHUELO, 641 – BOA VISTA – RECIFE/PE).
