Usina Teatral vai discutir no Recife o Teatro e Memória
Promovido pelo Sesc Santa Rita, evento acontece de 25 de agosto a 1º de setembro em vários espaços. Inscrições estão abertas
Postado em: Artes Cênicas
O ser humano como arquivo de vivências, olhares, sensações, e construção de memórias. É bebendo nessa fonte, com a história pessoal dentro de um contexto da sociedade, que o Sesc Santa Rita está promovendo, até a próxima sexta-feira, o Usina Teatral. O evento chega à sua terceira edição com amplitude territorial e terá atividades em vários espaços, como Universidade Federal de Pernambuco, Teatro Hermilo Borba Filho e Centro Cultural São Salomão.
Com o tema “Teatro e Memória: as interfaces das narrativas do Teatro do Real na cena contemporânea”, o Usina se propõe a evidenciar, para alunos, pesquisadores, professores, artistas e demais interessados, a valorização das memórias coletiva e individual também nos contextos cênicos. “Serão oito dias imersos no saber e fazer cultural, dentro dessa ótica, e trazendo nomes que são referências nacionais e internacionais”, afirma Emanuella de Jesus, professora de artes e coordenadora do projeto.
Com um corpo formado por artistas, pesquisadores, mestres, doutores e dramaturgos, virão ao Recife nomes como Vivi Tellas (argentina criadora do Biodrama), Julian Boal (RJ), Clarice Steil Siewert e Renato Ferracini (LUME Teatro), Jociane Myskiw (centro de Memória PUCRS), Marcelo Soler (da Cia. Teatro Documentário) e Elizabeth Sene Costa (Sociedade Brasileira de Psicodrama). Entre outros artistas e pesquisadores locais e nacionais, participarão de debates, conversas, oficinas e apresentações de espetáculos. Entre os conteúdos da programação, Biodrama, Teatro Playback, Documentário Teatro do Oprimido e Psicodrama.
Programação – A grade de atividades para “Teatro e Memória: as interfaces das narrativas do Teatro do Real na cena contemporânea” está ancorada no diálogo e na formação. Haverá oficinas de Biodrama e suas metologias, Teatro Documentário e Teatro Playback, mesas de conversas que vão abordar, por exemplo, “Teatro e Memória: as interfaces das narrativas do Teatro do Real na cena contemporânea”, “Teatro do Real: entre os limites da ficção e da realidade” e “O papel da memória na construção da História Social com Jociane Myskiw”.
Na programação de espetáculos, grupos vão levar aos palcos os espetáculos Jacy (Carmim – RN), Conversas com o meu Pai (Janaína Leite e Alexandre Dal Farra – SP), Porta(ria) Silêncio (Coletivo Estopô Balaio – SP) Desmonte (Juliana Moraes – SP), Luzir é Negro (Grupo Teatro de Fronteiras – PE) e Dissolva-se me (LUME – SP).
Programação
Segunda-feira (28)
- 9h às 13h – Oficina O Biodrama e suas metodologias com Vivi Tellas (Universidad Nacional de las Artes/ Argentina).
Local: UFPE.
- 9h às 12h – Oficina de Teatro Playback com Clarice Steil Siewert (SC).
Local: Sala de Dança – CAC (UFPE).
- 15h – Mesa de Conversa: Teatro e Memória: as interfaces das narrativas do Teatro do Real na cena contemporânea – com Marcelo Soler (USP), Maria Thereza Azevedo (UFMT) e mediação de Janaína Leite (SP).
Local: Teatro Milton Baccarelli – CAC (UFPE).
- 18h – Porta(ria) Silêncio – Coletivo Estopô Balaio (SP).
Local: Sala de Dança – CAC (UFPE). Debate depois do espetáculo mediado por Marcos Medeiros (PE).
- 20h – Conferência: Biografias e ficções: o real transbordando no simulacro da cena com Vivi Tellas (Universidad Nacional de las Arte/ Argentina) e mediação de Rodrigo Dourado (UFPE).
Local: Auditório Evaldo Coutinho – CAC (UFPE).
Terça-feira (29)
- 9h às 12h – Oficina de Teatro Playback com Clarice Steil Siewert (SC).
Local: Sala de Dança – CAC (UFPE).
- 15h – Mesa de conversa: Teatro do Real: entre os limites da ficção e da realidade com Maria Thereza Azevedo (UFMT), João Júnior (RN/SP) e mediação de Clarice Steil Siewert (SC).
Local: Sala de Dança – CAC (UFPE).
- 17h – Mostra Pedagógica: Em ponta de faca – Exercício pedagógico do Curso de Interpretação para Teatro (Sesc Santo Amaro).
Local: Teatro Milton Baccarelli – CAC (UFPE). Debate depois do espetáculo mediado por Adriana Madasil (Sesc Casa Amarela – PE).
- 19h – Conversas com meu pai – Janaína Leite e Alexandre Dal Farra (SP).
Local: Teatro Milton Baccarelli – CAC (UFPE). Debate depois do espetáculo mediado por Breno Fittipaldi (Sesc Casa Amarela – PE).
- 20h – Lançamento do livro “Autoescrituras performativas: do diário à cena”, de Janaina Fontes Leite (SP).
Local: Centro Cultural São Salomão (Várzea).
Quarta-feira (30)
- 9h às 12h – Oficina de Teatro Playback com Clarice Steil Siewert (SC).
Local: Sala de Dança – CAC (UFPE).
- 13h – Mostra Pedagógica: Ensaio aberto do espetáculo (H)Estórias mínimas Grupo Bárbara Idade (Sesc Santo Amaro).
Local: Teatro Milton Baccarelli – CAC (UFPE). Debate depois do espetáculo mediado por Marília Azevedo (Sesc Belo Jardim – PE)
- 15h – Círculo de Diálogos: O Teatro do Real e seus possíveis desdobramentos terapêuticos: Teatro Playback x Psicodrama x Teatro do Oprimido com Clarice Steil Siewert (SC), Julian Boal (RJ), Elizabeth Sene Costa (Sociedade de Psicodrama/ SP), Wagner Montenegro (PE) e mediação Hilda Torres (PE).
Local: Centro Cultural São Salomão (Várzea).
- 17h – Mostra Pedagógica: Sinfonia dos Pássaros – Alunos da Licenciatura ‘ em Teatro (UFPE).
Local: Espaço Cultural São Salomão (Várzea). Debate depois do espetáculo mediado por Almir Martins (Sesc Piedade – PE).
- 20h – Soledad – A terra é fogo sob nossos pés – Cia. Cria de Palco (PE).
Local: Teatro Milton Baccarelli – CAC (UFPE). Debate depois do espetáculo mediado por Samuel Bennaton (Sesc Santa Rita – PE).
- Quinta-feira (31)
9h às 12h – Oficina de Teatro Playback com Clarice Steil Siewert (SC).
Local: Sala de Dança – CAC (UFPE).
- 15h – Mesa de Conversa: Dramaturgia em cenas do Real: características e diferenciações da escrita dramatúrgica com base em elementos biográficos com Juliana Moares (SP), Marcelo Soler (USP) e mediação de Elton Bruno (UFPE).
Local: Sala de Dança – CAC (UFPE).
- 18h – Espetáculo de Teatro Playback – Cia Dionisos de Teatro (SC).
Local: Centro Cultural São Salomão (Várzea). Debate depois do espetáculo mediado por Emanuella de Jesus (Sesc Santa Rita – PE).
- 20h – Desmonte – Juliana Moraes (SP).
Local: Teatro Milton Baccarelli – CAC (UFPE). Debate depois do espetáculo mediado por Josimar Araújo (Sesc Garanhuns – PE).
Sexta-feira (01)
- 13h – Mostra Pedagógica:Retratos do amor – Alunos da Licenciatura em Teatro (UFPE).
Local: Teatro Milton Baccarelli – CAC (UFPE). Debate depois do espetáculo mediado por Yalle Feitosa (Sesc Garanhuns – PE).
- 15h – Mesa de Conversa: Ontologia do Poético x Ontologia do Real: a crise da realidade no mundo contemporâneo com Renato Ferracinni (Unicamp) e mediação de João Denys Araújo Leite (UFPE).
Local: Teatro Milton Baccarelli – CAC (UFPE).
- 17h – Conversa de Pé de Parede: O que vemos e o que ouvimos: uma análise sobre a terceira edição do Usina Teatral com José Manoel Sobrinho (Sesc PE), Marcelo Soler (USP) e mediação de Rita Marize (Sesc PE).
Local: Sala de Dança – CAC (UFPE).
- 20h – Dissolva-se-me – Renato Ferracinni – LUME (SP).
Local: Teatro Milton Baccarelli – CAC (UFPE). Debate depois do espetáculo mediado por Rodrigo Cunha (Sesc Santo Amaro – PE).
SERVIÇO – Usina Teatral
Até 1º de Setembro
Locais:
Sesc Santa Rita
Rua Cais de Santa Rita, 156 – São José – Recife – PE
(81) 3224-7577 ou (81) 3424 – 1079
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Artes e Comunicação
Av. da Arquitetura, S/n – Campos Universitários, Recife – PE, 50740-550
(81) 2126-8302
Centro Cultural São Salomão
R. Dr. Corrêa da Silva, 267 – Várzea, Recife – PE, 50741-150
(81) 3031-1109
Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo
R. do Apolo, 121 – Recife, PE, 50030-220
(81) 3355-3320
Inscrições e regulamento: usinateatral.sescpe.com.br