Exposição Arquivo Corpo entra em cartaz no Memorial da Medicina de Pernambuco
Mostra dos alunos de museologia da UFPE, que será inaugurada nesta sexta-feira (27), apresenta o corpo como lugar de memória
Postado em: Artes Visuais
“Fotografias que apresentam o corpo como lugar de memória, como um arquivo de vivências e experiências”. Essa é a proposta da exposição Arquivo Corpo, que será inaugurada nesta sexta-feira (27), às 19h, no Memorial da Medicina de Pernambuco. Capitaneada pelos estudantes do curso de Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a mostra fotográfica traz em seu catálogo imagens selecionadas através de um edital, que permitiu a fotógrafos profissionais, amadores e estudantes enviassem/participassem do projeto. A mostra ficará aberta ao público até 31 de março, de segunda à sexta, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Uma das artistas em exposição, Renata Alves, explica um pouco da sua obra, “Constituindo um novo corpo para a sociedade”: “O corpo tatuado registra para a sociedade a identidade que se deseja passar diferente dos demais. A tatuagem difere as pessoas e as torna parte de uma tribo em grande desenvolvimento nos dias atuais. A quebra de tabu e estigma sobre a tatuagem é percebida quando deixa de ser escondida e passa a ser ‘adereço’ principal do corpo”, explica a estudante de fotografia.
Entre os artistas que vão participar da Arquivo Corpo, estão: Dayanne (Mergulha Evoa) (obra “Marcado e aprisionado”), Gabriel Santana (“O corpo enquanto refúgio”), Leonardo Buggy (“Tipo que cala”), Mitsy Queiroz (“Maçã”), Polly Cavalcanti (“A natureza em nós”), Priscila Siqueira e Manuela Dias (“Comum de dois: o uso político do corpo”), Rayanne Albuquerque (“Entre//linhas”), Renata Alves (“Constituindo o novo corpo para a sociedade”) e Renata Lopes e Sílvia Rodrigues (“Crepúsculo da vida”).
Serviço
Exposição Arquivo Corpo
De 27/2 ao dia 31/3 | Visitação de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Memorial da Medicina de Pernambuco (Rua Amauri de Medeiros, 206 – Derby)
Entrada Gratuita
