Exposição Itinerante: Bonecos Gigantes chega a Vitória de Santo Antão
Mostra de autoria de André Vasconcelos tem curadoria do também artista plástico Silvio Botelho e patrocínio do Funcultura
Postado em: Artes Visuais
Depois de passar por Camaragibe e Carpina, alguns dos personagens mais ilustres do Carnaval de Olinda chegam a Vitória de Santo Antão para se apresentar a quem ainda não os conhece e contar sua história. A Exposição Itinerante: Bonecos Gigantes entra em cartaz no Vitória Park Shopping neste sábado (16), a partir das 10h30.
São 15 bonecos, todos de autoria do artista plástico André Vasconcelos, que homenageiam pessoas com papel de destaque no cenário artístico-cultural pernambucano e brasileiro.
Na abertura há entrevistas com os artistas plásticos Silvio Botelho, um dos maiores nomes da criação de Bonecos Gigantes de Olinda e curador da exposição, e André Vasconcelos, intermediada pelo jornalista Leokarcio Cavalcanti, em que contam um pouco da história dos bonecos gigantes. A entrevista conta com tradução em libras e recurso de acessibilidade para pessoas cegas ou de baixa visão: cada boneco gigante tem um breve texto histórico biográfico do artista representado e um QR Code por meio do qual o público tem acesso à audiodescrição usando o próprio smartphone.
A EXPOSIÇÃO - A Exposição Itinerante: Bonecos Gigantes tem curadoria do artista plástico Silvio Botelho e patrocínio do Funcultura. De agosto até o início de outubro visita as cidades de Camaragibe, Carpina e Vitória de Santo Antão promovendo o encontro com pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer os gigantes de Olinda, além de contar um pouco da história de uma das tradições mais populares da cidade monumento.
Seu autor, André Luiz da Silva Vasconcelos, é artista plástico, olindense com descendência indígena, dos caetés, que habitaram o povoado de Tejucupapo, em Goiana, Litoral Norte do Estado. Desde criança já participava da produção do Carnaval de Olinda. Discípulo do mestre Silvio Botelho, participou de diversas produções culturais acumulando experiência como artesão, mestre bonequeiro, produtor de palco, carnavalesco e produtor cultural.
André Luiz ainda atuou no processo de planejamento e execução do projeto Trilhas & Tons, coordenando material de divulgação, planejamento de espaço e apoio aos instrutores e também atua como responsável pela curadoria e dissertação histórica e cultural em torno da tradição dos Bonecos Gigantes.
HISTÓRIA - Os bonecos gigantes surgiram na Idade Média, na Europa, onde eram utilizados em procissões em forma de santos católicos. Em Pernambuco a primeira aparição de um boneco gigante foi na cidade de Belém do São Francisco, Sertão de Pernambuco: o boneco de Zé Pereira ganhou as ruas em 1919, confeccionado em corpo de madeira e cabeça em papel machê.
A tradição chegou em Olinda em 1932, com a criação do Homem da Meia-Noite, confeccionado pelas mãos dos artistas plásticos Anacleto e Bernardino da Silva. Em 1937 surgiu a Mulher do Meio-Dia.
Em 1974 foi a vez do Menino da Tarde, primeiro dos mais de cem bonecos criados por Silvio Botelho. Pode-se dizer que foi Silvio quem popularizou a tradição com a criação do Encontro dos Bonecos Gigantes, em que vários bonecos, de diversos artistas, encontram-se para um grande desfile pelo Centro Histórico de Olinda na Terça de Carnaval.
OS BONECOS DA EXPOSIÇÃO
PAULO FREIRE - Educador e filósofo recifense, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial e Patrono da Educação Brasileira.
PALHAÇO RIBEIRA - O Palhaço Ribeira faz referência ao Mercado da Ribeira, ponto de referência do Sítio Histórico por onde passam várias agremiações carnavalescas.
PALHAÇO BONFIM - O Palhaço Bonfim faz referência à Rua do Bonfim, outro importante corredor do Sítio Histórico por onde passam várias agremiações carnavalescas.
PAULO RAFAEL - Guitarrista nascido em Caruaru, foi um dos fundadores da banda Ave Sangria, um dos principais expoentes da cena musical psicodélica pernambucana dos anos 1970. Ao lado do parceiro musical Alceu Valença, Paulo ganhou ainda mais reconhecimento do grande público.
NOSLY MARINHO - Cantor, compositor e violonista maranhense que tem mais de 200 canções em diversos estilos. Entre as canções de sucesso estão Funk pra Ela e Aldeia. Nosly levou a música brasileira para países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda e Suíça.
CÉSAR NASCIMENTO - Cantor e compositor piauiense, fez parte de várias bandas e, em 1982, começou carreira solo lançando dezenas de canções, como Ilha Magnética e Catirina e o Mar. Entre grandes nomes com quem fez parceria musical, estão as cantoras Alcione e Maíra Santafé.
GENIVAL LACERDA - Natural da Paraíba, mas pernambucano de coração, foi um cantor e compositor de forró que trouxe uma performance única no palco: um rebolado lembrado até os dias de hoje. Entre as canções eternizadas em sua voz estão Severina Xique Xique, De Quem É Esse Jegue e Radinho de Pilha
BOBO DA CORTE - Personagem conhecido por divertir reis e rainhas ao longo dos séculos, transformou-se em símbolo de alegria e diversão.
CATIRINA - Parceira do personagem Mateus, faz parte de várias festas populares brasileiras, entre elas, cavalo marinho, folia de reis e boi-bumba. Uma de suas referências são as trabalhadoras das fazendas coloniais. A Catirina é alegre, espontânea e costuma fazer trocadilhos na interação com o público.
MATEUS - Parceiro de Catirina, também pode ser chamado de Nego Mateus, Pai Mateus, Pai Francisco ou Pai Chico. Entre as festividades em que está inserido estão cavalo marinho, folia de reis e boi-bumba. Uma de suas referências são os trabalhadores do corte da cana-de-açúcar. É um mestre no improviso e no trocadilho, principalmente, na interação com Catarina e com o público.
ELBA RAMALHO - Uma das maiores intérpretes das músicas e poesias nordestinas, Elba encanta o público com canções que fazem sucesso no Brasil e no mundo.
TONI GARRIDO - Cantor e compositor brasileiro, foi vocalista do grupo Cidade Negra, em que se transformou em uma das vozes mais conhecidas do reggae brasileiro.
DIOGO NOGUEIRA - Cantor e compositor de samba, carioca, cresceu em meio à música, seguindo os passos do pai, o sambista João Nogueira.
NEY MATOGROSSO - Cantor e compositor brasileiro, foi vocalista do grupo de rock Secos & Molhados, em 1973, e logo depois seguiu carreira solo.
ZECA BALEIRO - Cantor, compositor e cronista maranhense, transferiu-se para São Paulo, onde lançou sua carreira. Com composições próprias interpretadas por grandes artistas, levou a MPB para fora do País conquistando prêmios nacionais e internacionais.
Serviço
Exposição Itinerante: Bonecos Gigantes - abertura no sábado (16/9), às 10h30h, no Vitória Park Shopping (Avenida Henrique de Holanda, 3.000, Redenção, Vitória de Santo Antão-PE). Visitação: de 16/9 a 1º/10. Acesso gratuito
