Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Artes Visuais e Fotografia

IRB traz exposição Mestres da Gravura a Pernambuco

A mostra traz ao Recife 144 obras da coleção de 30 mil gravuras da Fundação Biblioteca Nacional, considerada pela UNESCO uma das 10 maiores do mundo

A capital pernambucana recebe, pela primeira vez, a exposição Mestres da Gravura. A mostra, que ficará em cartaz de 20 de novembro a 01 de março de 2015, no Instituto Ricardo Brennand, reúne 144 obras representativas da gravura europeia pertencentes ao período do Renascimento e Iluminismo, fruto do trabalho de 64 artistas que traduzem, com sensibilidade e destreza de gestos, não apenas a construção do pensamento religioso e filosófico, mas também ideias, ações, descobertas e costumes promovidos pela cultura europeia ao longo de quatro séculos.

Com curadoria de Fernanda Terra, mestre em Museologia e Patrimônio (Universidade Federal do Estado do Rio De Janeiro – UNIRIO) e pós-graduada em História de Arte e Arquitetura (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC), os quadros da exposição integram o acervo de 30 mil itens da Fundação Biblioteca Nacional, cuja origem remonta à Real Biblioteca, trazida ao Brasil por ocasião da vinda da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808. Obras de Dürer, Rembrandt, Callot, Goya e Hogarth, fazem parte da mostra que estão dispostas em núcleos regionais de produção, formadas pelas coleções italiana, alemã, holandesa, flamenga, francesa, inglesa, espanhola e portuguesa, com xilogravuras, exemplos da mais antiga técnica de gravar sobre papel e exemplares de diversas técnicas de gravação em metal (calcografia).

Os quadros de Albrecht Durer e Rembrandt integram a mostra Mestre das Gravuras

Os quadros de Albrecht Durer e Rembrandt compõem a mostra Mestre das Gravuras

Sobre a técnica utilizada na maioria das obras da exposição, a curadora Fernanda Terra destaca: “gravar é dar vida às linhas do tempo. Das tramas delicadas do desenho sobre uma superfície bordaram-se com linhas incisivas, ao longo da história, algumas das mais sutis e notáveis obras de arte”.

 Simpósio
A exposição “Mestres da Gravura” integra a programação do 1º Simpósio Internacional Coleções e Colecionismo: Práticas e Narrativas na Contemporaneidade, que o IRB promove nos dias 22 e 23 de novembro, das 9h30 às 18h30, no complexo cultural da Várzea. As inscrições estão abertas e só 100 vagas foram disponibilizadas. Para o evento, foram escalados grandes nomes do universo das artes do Brasil e do mundo, como Paulo Knauss , Diretor-Geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Peter van Mensch, professor de museologia em Vilnius University (Lituânia) e Paulo Herkenhoff, diretor do MAR-Museu de Arte do Rio.

Serviço
Exposição Mestres da Gravura
Abertura: 20 de novembro de 2014, às 19h
Visitação: de 20 de novembro a 01 de março de 2015
Horário: Terça a domingo das 13h às 15h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (última terça do mês grátis e crianças até sete anos não pagam)
Aonde: Instituto Ricardo Brennand, Alameda Antônio Brennand, S/N – Várzea – Recife/PE
Informações: 81- 2121.0352

< voltar para home