Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Sebastião Pedrosa leva suas Tessituras para Dumaresq

Exposição fica em cartaz até novembro

Novo trabalho do artista tenta desconstruir as formas da escrita (Foto: Divulgação)

Novo trabalho do artista tenta desconstruir as formas da escrita (Foto: Divulgação)

Sebastião Pedrosa inaugura, quarta-feira (22), sua mais nova exposição, na Galeria de Arte Dumaresq. Batizada de Tessituras, a exposição é resultado de dois anos de trabalho intenso em torno da mesma matriz geradora: a dissolução de uma escrita imaginária. Os trabalhos, todos em pintura acrílica, se caracterizam pela trama recorrente com que cada tela é construída. A trama acontece tanto visualmente, em que a superfície é mantida intacta e trabalhada apenas com superposição de pinceladas de tinta acrílica, mas também fisicamente, quando construída com tiras de telas pintadas e tecidas numa urdidura ortogonal.

“A minha proposta é dissolver a ‘escrita inventada’. Como não me bastava apenas as velaturas e superposição das pinceladas, surgiu a necessidade de interferir na superfície fisicamente por meio de cortar a tela pintada em tiras, tecer, construir módulos, colar, decidir sobre a posição dos módulos sobre os painéis. É curioso observar nos trabalhos das exposições precedentes que a trama ou estrutura ortogonal de construção da superfície já se fazia presente”, revelou o artista, que tem se debruçado sobre o tema desde 2002.

Em Tessituras, a trama se torna quase protagonista do imaginário; em alguns quadros é evidente a superposição de uma trama sobre outra, ou quando se olha focado em determinado detalhe de uma das pinturas o elemento gráfico em evidência é a grade ou trama. “Poderíamos questionar o uso da trama nessa mostra. Mas, numa perspectiva historiográfica, a trama está relacionada à ideia de ‘grade’ que se evidenciou na arte moderna com a abolição da perspectiva ou da profundidade do campo visual para se mostrar tudo no mesmo plano. O trabalho de Mondrian é tomado por esta ideia. Mas a trama continua presente no trabalho de inúmeros artistas da atualidade. A ideia de distribuição de cor numa determinada estrutura reticulada ocupou muitos artistas desde Mondrian, por exemplo, a Gerhard Richter. Sinto-me consciente dessas questões nessa mostra e dissolvo a minha ‘escrita inventada’ em tramas que constroem a própria superfície das pinturas”, afirmou Pedrosa. A exposição fica em cartaz de 23 de outubro a 22 de novembro, na Dumaresq Galeria de Arte.

Serviço
Exposição Tessituras, por Sebastião Pedrosa;
Local: Rua Prof. Augusto Lins e Silva, 1033. Boa Viagem;
Fone: (81) 3341-0129;
Email: arte@dumaresq.com.br;
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 18h; sábado, das 09h às 13h;
Acesso: gratuito.

< voltar para Artes Visuais