Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Audiovisual

15º Festival de Cinema de Triunfo – Homenageados 2024

Os triunfenses Diana Rodrigues, Jéssica Caitano e Teco da Agamenon foram os homenageados do 15º Festival de Cinema de Triunfo.

O multiartista triunfense Agamenon Gonçalves Lima Filho, conhecido artisticamente como Teco de Agamenon, recebe homenagem especial no 15ª Festival de Cinema de Triunfo. Teco de Agamenon, hoje com 67 anos, desenvolveu diversos trabalhos culturais.

Teco é, podemos afirmar, guardião da história cultural de Triunfo do Pajeú. Descendente de caboclos, filho de Agamenon Gonçalves Lima e Hermina Correia Araújo, Teco de Agamenon é hoje homenageado por dedicar sua arte, seu trabalho e o seu coração à preservação da cultura e da história de Triunfo. Sua trajetória é a memória viva da cultura material, simbólica e patrimonial de Pernambuco.

Jéssica Caitano é filha de Francisca Caitano da Silva, com 72 anos de idade, agricultora triunfense, uma mulher simples que, mesmo sabendo somente assinar o próprio nome, criou os 5 filhos com muita sabedoria e amor. Jéssica é também filha de João Bosco da Silva, com 61 anos, marceneiro com experiência em reformas de patrimônios históricos de Triunfo, como o Theatro Cinema Guarany.

Jéssica Caitano é cantora, compositora, poeta-declamadora, rapper, coquista, percussionista, arte-educadora, curadora e produtora cultural. Coordena o grupo de dança e batuque Cambindas de Triunfo e co-fundou a Fundação Cultural Ambrosino Martins e o Festival Munguzá Sonoro. Idealizou o grupo A Cristaleira, projeto de coco e poesia, uma das expressões culturais mais representativas do Sertão do Pajeú.

Já Diana Rodrigues é Triunfense, professora pós-graduada, historiadora, pesquisadora, produtora cultural, contista, locutora, cerimonialista e artista plástica, é reconhecida como uma das mulheres guardiãs da história do Theatro Cinema Guarany. Publicou livros, antologias, gibis literários e artigos em jornais. Foi Secretária de Turismo e Cultura de Triunfo, sócia de onze Academias de Letras e teve sua casa considerada como patrimônio que preserva a história, a literatura e as artes plásticas do Sertão de Pernambuco pela União Brasileira de Escritores (UBE).

Ficha Técnica: Governo de Pernambuco Governadora: Raquel Lyra; Vice-governadora: Priscila Krause; Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco: Secretária de Cultura: Cacau de Paula Secretária Executiva de Cultura: Yasmim Neves Secretária Executiva de Gestão: Ana Paula Jardim Direção: Juliana Salvador Produção: Yuri Euzébio Reportagem: Yuri Euzébio; Imagens: Ronny Colors e Simon Filmes Edição: Ronny Colors e Simon Filmes Acessibilidade: Leonardo Samico

< voltar para Audiovisual