Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Audiovisual

15º Festival de Cinema de Triunfo – Jéssica Caitano (homenageada 2024)

Jéssica Caitano é filha de Francisca Caitano da Silva, com 72 anos de idade, agricultora triunfense, uma mulher simples que, mesmo sabendo somente assinar o próprio nome, criou os cinco filhos com muita sabedoria e amor. Jéssica é também filha de João Bosco da Silva, com 61 anos, marceneiro com experiência em reformas de patrimônios históricos de Triunfo, como o Theatro Cinema Guarany.

Jéssica Caitano é cantora, compositora, poeta-declamadora, rapper, coquista, percussionista, arte-educadora, curadora e produtora cultural. Coordena o grupo de dança e batuque Cambindas de Triunfo e co-fundou a Fundação Cultural Ambrosino Martins e o Festival Munguzá Sonoro. Idealizou o grupo A Cristaleira, projeto de coco e poesia, uma das expressões culturais mais representativas do Sertão do Pajeú.
Com quase 20 anos de carreira, entrelaçando poesia e performance na música. A oralidade é a base de sustentação para expressar a palavra em sua multidisciplinaridade artística. A relação de Jéssica com o audiovisual tem seu início junto ao Festival de Cinema de Triunfo, participando das formações, exibições e debates

Ao escutar Jéssica Caitano, nossa imaginação é povoada, como nunca antes, por Sertões e Marias. Se pudéssemos dar ao Sertão outros nomes, certamente seu nome seria Sertões Marias. Este lugar, localizado no Pajeú das Flores, realmente nos dá muitas razões para cantar. É neste lugar encantado e fabulado por muitas Marias que nasceu uma das homenageadas do 15º Festival de Cinema de Triunfo, Jéssica Caitano, que vem nos ensinando que nossa geografia viva é permeada por muitas donas Marias.

Ficha Técnica: Governo de Pernambuco Governadora: Raquel Lyra; Vice-governadora: Priscila Krause; Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco: Secretária de Cultura: Cacau de Paula Secretária Executiva de Cultura: Yasmim Neves Secretária Executiva de Gestão: Ana Paula Jardim Direção: Juliana Salvador, Ronny Colors, Simon Filmes e Yuri Euzébio; Produção e Reportagem: Yuri Euzébio; Imagens e Edição: Ronny Colors e Simon Filmes; Acessibilidade: Leonardo Samico.

< voltar para Audiovisual