16º FestCine abre inscrições para oficinas gratuitas
Postado em: Audiovisual
A partir desta quinta (13), a Secretaria de Cultura de Pernambuco/Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Secult-PE/Fundarpe) e a Prefeitura do Recife abrem inscrições para três oficinas gratuitas na área de audiovisual, que integram as atividades do 16ºFestCine – Festival de Curtas de Pernambuco. Os interessados têm até o próximo dia 20 de novembro para se inscrever. Serão ministradas as oficinas “Documentando”, com Marlom Meirelles; “Cinema de Animação”, com Tiago Delácio, Jonatas Campos e Paulo Monteiro; e “Crítica Cinematográfica”, com André Dib. Outra oficina também será ministrada, a de “Cineclubismo”. No entanto, ela será voltada exclusivamente para os internos da Funase-Case Jaboatão.
Para quem quiser participar, basta enviar para o email cinemafundarpe@gmail.com os seguintes itens:
- Carta de intenção (porque quer fazer a oficina?)
- Currículo resumido (máximo de 2 páginas)
- Dados Cadastrais (nome completo, endereço, fone, e-mail, RG)
Os nomes dos selecionados para as oficinas serão divulgados no dia 23 de novembro (oficina “Documentando”) e 25 de novembro (oficinas “Cinema de Animação” e “Crítica Cinematográfica”).
Confira mais detalhes sobre as oficinas:
DOCUMENTANDO
Ministrante: Marlom Meirelles – Diretor da Eixo Audiovisual, é realizador, fotógrafo e professor em projetos de iniciação em cinema.
Objetivo: A oficina mostra que é possível transformar ideias em obras audiovisuais sem a utilização de equipamentos profissionais, desmistificando o processo de realização. Permite que os alunos possam produzir com recursos próprios após o término das aulas, capacitando-os para a realização em formatos alternativos. Há uma abordagem sobre a democratização dos meios de produção, com ênfase nas novas mídias de filmagem.
Público-alvo: Livre, a partir dos 15 anos. Os participantes não precisam possuir conhecimentos prévios no audiovisual.
Número de Alunos: 25
Carga Horária: 20h/aula
Período: 24 a 28 de novembro
Horário: 9h às 12h
Local: Escola Santa Rosa – Ouro Preto (Olinda/PE)
CINEMA DE ANIMAÇÃO
Ministrantes: Tiago Delácio – Jornalista, cineasta e produtor cultural com especialização em roteiro e documentário na Escuela Internacional de Cine y TV, de Santo Antonio de los Baños, Havana (Cuba), desenvolve seu trabalho no Ponto de Cultura Cinema de Animação, para a realização de oficinas de desenho animado, produção de videoclipes pernambucanos / Jonatas Campos – desenhista, animador e cartunista. Formado no Ponto de Cultura Cinema de Animação, foi responsável por dezenas de filmes entre eles “Igarassu”, “Mapinguari” e “Lia de Itamaracá” / Paulo Monteiro – Editor, músico e agente cultural. Formado também no Ponto de Cultura Cinema de Animação, há quatro anos realiza edição e montagem dos filmes em desenho animado produzido pelo Ponto.
Objetivo: Realizar oficinas de cinema de animação popular, ou seja, as etapas da produção, roteiro, desenhos, animações, traço e arte final, digitalização, edição, exibição e discussão. Tudo isso compõe a simples receita metodológica do nosso Ponto: participação popular de todos envolvidos em todas as fases de execução, num movimento de imersão no audiovisual.
Público-alvo: jovens e adultos de 12 a 28 anos
Número de alunos: 15
Carga Horária: 15h/aula
Período: 1 a 5 de dezembro
Horário: 14 às 17h
Local: Faculdade Joaquim Nabuco – Av. Guararapes, 233, Centro- Recife/PE
CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA
Ministrante: André Dib – André Dib é pesquisador, crítico de cinema e jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Sua experiência inclui a cobertura de festivais brasileiros e estrangeiros. Tem textos publicados em diversos jornais, revistas e sites da internet. Realiza curadorias para mostras e consultorias para festivais de cinema, além de oficinas de iniciação em crítica de cinema. Membro da diretoria da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) e do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC). Seu trabalho está reunido em www.revistacinerama.com.
Objetivo: Introdução ao pensamento crítico e às possibilidades de olhar, refletir e imaginar o cinema. Em encontros teóricos e práticos, a oficina pretende proporcionar o desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de se relacionar com os filmes. Para tanto, a partir de exibições de obras e leitura de textos, serão realizados exercícios escritos e orais onde os alunos poderão utilizar técnicas e instrumentos apresentados em sala de aula.
Público-alvo: Serão selecionadas 9 (nove) pessoas acima de 18 anos de idade.
Número de alunos: 9
Carga Horária: 16 h/aula
Período: 1 a 5 de dezembro
Horário: 14 às 18h
Local: Faculdade Joaquim Nabuco – Av. Guararapes, 233, Centro- Recife/PE
CINECLUBISMO
Ministrantes: Mauro Lira e Shirley Hunther – Assessores da Coordenadoria do Audiovisual da Secult-PE/Fundarpe.
Objetivo: A oficina visa incentiva a pratica do cineclubismo dentro de uma unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Jaboatão dos Guararapes.
Público-alvo: Adolescentes, na faixa etária dos 12 aos 18 anos de idade incompletos e, excepcionalmente, dos 18 aos 21 anos de idade, envolvidos e/ou autores de ato infracional.
Número de Alunos: 25
Carga Horária: 20h/aula
Período: 18 a 20 de novembro
Horário: 09h às 12h
Local: Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Jaboatão dos Guararapes
