Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Arcoverde recebe o 2° Festival de Cinema Infantil nas Periferias

Foto: Divulgação

A segunda edição do Festival de Cinema Infantil nas Periferias começa hoje em Arcoverde e segue até a proxima sexta-feira (28). Contando com 12 produções, entre animações, videoclipes e documentários a programação passará por três comunidades: Canos, Cohab 1 e Maria de Fátima, com sessões das 19h às 22h. O projeto é uma realização da Associação Cultural Raízes do Sertão com incentivo do Funcultura.

Abrindo a programação do festival, nos dias 23, 24 e 25 acontece a Oficina Foto-Brincante para crianças entre 08 e 12 anos, em uma escola de cada comunidade. A oficina será ministrada pelo fotógrafo Anderson Lima, que vai passar a história e conceito da fotografia, apresentar a câmera fotográfica profissional e também a prática da fotografia. “Será bem dinâmica, vou colocar a criançada para descobrir a magia de como é brincar com a luz. Vou ensinar a eles como se manuseia a lente, a abertura, o diafragma e o iSO. E depois vou colocar a molecada para fotografar, para eternizar esse momento tão gostoso que será a oficina!”, conta Anderson. Cada dia terá duração de 2 horas-aula.

A escolha dos filmes foi pensada para a infância e a juventude, com temáticas que passam por temas sensíveis à vida nas periferias brasileiras como racismo, intolerância religiosa e bullying. Em quase todos os filmes, as crianças são as protagonistas. O documentário “Eu, Criança: Presente do Futuro, por exemplo, trata de crianças na produção, no protagonismo da vida real. São crianças que estão se engajando em causas coletivas e liderando iniciativas pelo Brasil.” conta Iago Britto, curador do festival.

Serão exibidos 12 produções, entre animações, videoclipes e documentários, divididos entre as três comunidades. Cada sessão contará com a abertura e encerramento de um grupo cultural da cidade: Urso mimoso e Coco Raízes de Arcoverde (Sucupira), Maracatu Raízes Do Sertão e Coco Irmãs Lopes (COHAB 1) e Cortejo Boi Maracatu e Coco Erêmin (Maria de Fátima), respectivamente. As sessões acontecem em cada bairro dias 26, 27 e 28, sempre das 19h às 22h.

Todas as sessões contarão com acessibilidade em Libras e Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE), visando a inclusão do público com deficiência.

Programação:

OFICINA FOTO-BRINCANTE
Carga horária: 6 horas em cada escola Oficineiro: Anderson Lima

| CENTRO DE ENSINO INTEGRAL JONAS DE FREITAS LIMA
Quando: 22, 23 e 25 de abril de 2024, das 10h ms 11:40h EXCETO DIA 23 QUE SERÁ DAS 8:00 ÀS 9:40
Endereço: Travessa Joel de Holanda Cavalcante, N.º 100 – Bairro Cohab 1 56519-041 -
Arcoverde-PE
(Em frente m Mercearia da Jane)

| ESCOLA JOSÉ MEDEIROS DA FONSECA |
Quando: 15 a 17 de abril de 2024, das 15:30 h ms 17:00 h
Endereço: Rua José Ferreira de Lima s/n – Sucupira 56511-001 – Arcoverde/PE (Perto da Associação Cultural Raízes do Sertão)

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES MARIA DE FÁTIMA FREIRE |
Quando: 23 a 25 de abril de 2024, das 15:30h ms 17h
Endereço: PE 270, s/n – Quadra 17 – Loteamento Maria de Fátima (As atividades serão desenvolvidas no Salão de Festas)

Sobre o oficineiro:
Anderson Lima é conhecido como Dinho, natural de Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Tem uma carreira de 12 anos como fotógrafo, participando de vários projetos como fotógrafo still, making off e produção de vídeos. Ministrou oficinas de fotografia e dirigiu clipes musicais e o curta “Cacau, Yabá de Xambá”.
SESSÕES:

| SUCUPIRA |
Quando: Dia 26, das 19h ms 22h
Endereço: Rua João Cavalcante de Melo, n.º 76 – Sucupira – Arcoverde/PE
Cortejo de abertura: Urso Mimoso
Encerramento: Coco Raízes de Arcoverde

| COHAB 1 |
Quando: Dia 27, das 19h ms 22h
Endereço: Rua Três, n.º 45 – Bairro Cohab 1 – Arcoverde/PE Cortejo de abertura: Maracatu Raízes do Sertão Encerramento: Coco Irmã Lopes

| RESIDENCIAL MARIA DE FÁTIMA |
Quando: Dia 28, das 19h ms 22h
Endereço: PE 270, s/n – Quadra 17 – Loteamento Maria de Fátima – Salão de Festas do Residencial Maria de Fátima
Cortejo de abertura: Boi Maracatu
Encerramento: Coco Erêmin

PROGRAMAÇÃO:

Eu, Criança: Presente do Futuro
Renata Novaes, Brasil, 2020, Livre, Documentário, 12’ 43’’
“Eu, Criança: Presente do Futuro” traz um registro da infância nas cinco regiões do país. São crianças que estão se engajando em causas coletivas e liderando iniciativas empreendedoras pelo Brasil. O minidocumentário passou por Brasília, Palmas, Juazeiro do Norte, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro e conheceu as histórias de meninos e meninas que impactaram positivamente no seu entorno, desenvolvendo negócios e atuando em causas de interesse coletivo com o objetivo de transformar as suas realidades impactando o mundo.

Hair Love – Amor de Cabelo
Matthew A. Cherry, Bruce W. Smith, EUA, 2020, Livre, Animação, 6’ 48’’
Hair Love, um curta-metragem de animação vencedor do Oscar® de Matthew A. Cherry, conta a história emocionante de um pai afro-americano aprendendo a pentear a filha pela primeira vez.

Do meu Lado
Tarcísio Lara Puiati, Brasil, 2014, Livre, Drama (ficção), 14’ 10’’
As vidas de duas vizinhas, uma umbandista e uma protestante, começam a se cruzar quando uma infiltração abre um buraco na parede que divide suas casas.

Os óculos Mágicos de Charlote
Filipe Fratino, Brasil, 2018, Livre, Animação, 3’ 51’’
Hoje nós vamos aprender que o bullying é uma coisa muita feia e sem sentido nenhum! Eu vou levar vocês para conhecerem a minha escola. Lá, um valentão implica com meu amigo Romano só porque ele é gordinho e usa óculos. Mas eu vou mostrar para o valentão que ser diferente é muito legal! Já imaginou que chato seria se todo mundo fosse igualzinho?
Você respeita as diferenças? O que você faz para combater o bullying?

Nas Quebradas do Boi
Igor Machado, Brasil, 2019, Livre, Documentário, 21’ 06’’
O Vale do Reginaldo e seus tons periféricos é o palco de uma jornada de sons, cores e fusões criativas. A vivência do grupo musical Tequilla Bomb com o mestre “Zé do Boi” e o grupo cultural “Boi Gavião”, promove uma rica interação da poesia e das vidas de quem faz pulsar a arte na periferia de Maceió.

Transições
Ana Luisa Borges, Brasil, 2021, Livre, Animação, 5’ 41’’
Transições é um curta animado que acompanha os dias de aula de Alana. Aborda questões de bullying sofrido pela garota por conta de seu cabelo e o processo de transição capilar, através de uma animação 2D.

Iemanjá Yemojá: A criação das ondas
Célia Harumi Seki, Brasil, 2016, Livre, Animação, 9’ 15’’
ANIMAFRO celebra a cultura afro-brasileira ao encenar por meio da técnica de animação quadro a quadro (stop motion) mitos afro-brasileiros. A primeira animação da coleção traz o mito “A criação das ondas” sobre Iemanjá, a Rainha do Mar, que recebe de Olodumare, o criador do Universo, o poder de devolver m terra as sujeiras jogadas pelos homens na água. ANIMAFRO celebra a cultura
afro-brasileira ao encenar por meio da técnica de animação quadro a quadro (stop motion) mitos afro-brasileiros. A primeira animação da coleção traz o mito “A criação das ondas” sobre Iemanjá, a Rainha do Mar, que recebe de Olodumare, o criador do Universo, o poder de devolver m terra as sujeiras jogadas pelos homens na água.

Pedra, Papel e Tesoura
Nuria Sánchez Romanos, Espanha, 2016, Livre, Animação, 1’
Pedra, Papel, Tesoura é um curta-metragem perfeito para desenvolver a inteligência emocional dos mais pequenos, ensinando-os a rejeitar o bullying.

Funk da Despoluição
Renan Samam e Lamarante, Brasil, 2021, Livre, Clipe Musical, 1’ 50’
Quando a gente ocupa pra doar, a gente mais aprende do que ensina.
Neste trabalho, as crianças da favela do Vietnã, alunas da oficina de Rima do produtor musical e rapper Renan Samam, na associação Amigos da Molecada, elaboraram uma rima a respeito da despoluição e o cuidado com os córregos de onde eles moram, e consequentemente dos rios onde esses córregos deságuam.

Dúdú e o Lápis Cor da Pele
Miguel Rodrigues, Brasil, 2018, Livre, Drama (ficção), 18’ 56’’
Dudu é um garoto negro, inteligente e imaginativo, estudante de um colégio particular da classe média de São Paulo. Durante uma aula de educação artística, sua professora, Sônia, diz a ele que utilize o que ela chama de “lápis cor da pele” para pintar um desenho. A frase desperta em Dudu uma crise de identidade.

Cordas
Pedro Solis, Espanha, 2014, Livre, Animação, 10’ 54’’
Cordas apresenta uma reflexão sobre o amor incondicional e a amizade verdadeira.Uma produção espanhola que ganhou o Prémio Goya 2014 na categoria de “Melhor Curta-metragem de Animação”. O seu criador, Pedro Solís Garcia, inspirou-se na sua filha que é muito próxima do irmão com paralisia cerebral.

Five – Cinco crianças, cinco religiões, (quase) cinco minutos.
Karina e Daniel Mercadante, EUA, 2015, Livre, Documentário, 4’ 33’’
Cinco crianças, cinco religiões, (quase) cinco minutos. Este curta-metragem nos leva do mundano para o sublime, do caótico ao calmo, e por um momento que consideramos nossas crenças sobre espiritualidade.

< voltar para Audiovisual