Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Curta-metragem aborda cultura das rezadeiras nas cidades de Petrolândia e Tacaratu

Está disponível no YouTube o curta-metragem “Fé na Reza”. Contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, o filme, dirigido por Duda Cordeiro, é um projeto de valorização à cultura do rezado em dois pequenos municípios vizinhos do sertão de Itaparica em Pernambuco, Tacaratu e Petrolândia. Os municípios escolhidos, carregam na naturalidade local, a cultura do rezado. A intensão em unir essas cidades vem da busca pelo conhecimento e valorização desta prática, tanto pela população local de cada município, quanto pela valorização e conhecimento de cada uma dessas mulheres que terão suas histórias contadas, em suas relações nas comunidades ondem residem, seus conhecimentos adquiridos pela experiência da prática, como um intercâmbio de valorização cultural que une essas cidades.

A diretora ressalta a importância do projeto em sua vida e para sua cultura, por ser uma tradição de sua família a busca pela rezado, como uma herança familiar, transmitida entre gerações. “O projeto está para além de mostrar e contar histórias de vida, buscando enfatizar a importância do rezado na cultura nordestina dos povoados e municípios do sertão nordestino. Mostrar a prática dessa cultura que carrega consigo tantas heranças espirituais e ancestralidade de tantas culturas é também falar sobre resiliência feminina. É a cura através da fé e da espiritualidade, abençoadas pelas mãos de mulheres resistentes que não podem cair no esquecimento”, explica a diretora.

O título “Fé na Reza” surgiu pelo questionamento de infância da cineasta, que levada pela mãe desde pequena em benzedeiras, sempre fazia o mesmo questionamento: “Mãe, isso cura mesmo?” E a mãe sempre respondia: “O que cura é a fé, se você tiver fé é claro que a reza cura”, conta ela.

Quando a oportunidade de produzir o documentário finalmente foi contemplada, através do Edital Aldir Blanc do município de Petrolândia-PE, a ideia antiga produzir um documentário sobre essas rezadeiras finalmente pôde sair do papel e concretizar esse registro como forma de demonstrar um sentimento de pertencimento pela prática e a importância do rezado na vida dos sertanejos, como uma forma de registro e valorização das tradições populares. Aperte o play e confira:

Ficha técnica:

Duda Cordeiro
Direção, roteiro, produção executiva e coordenação.

Gabriel de Lisboa
Produção de locação
Produção executiva

Laura Castor
Produção

Rafa Souza
Fotografia, filmagem, edição e montagem.

< voltar para Audiovisual