Em ano de Copa do Mundo tem o 5º Cinefoot no São Luiz
Festival de Cinema de Futebol comemora a realização do mundial no Brasil e apresenta programação de filmes totalmente voltada para o esporte
Postado em: Audiovisual
Após 64 anos da realização do seu primeiro mundial de futebol, o Brasil volta a sediar do Copa do Mundo da FIFA. Em 2014, o país do futebol entra em campo não só nos estádios de todo o país, mas também na tela grande do cinema. É o CINEfoot Tour 2014 – Festival de Cinema de Futebol, que chega à sua quinta edição, e, mais uma vez, aporta no Recife, no Cinema São Luiz, neste fim de semana. Entre os dias 15 e 18 de junho, uma programação cinemtográfica irá transportar os amantes da Sétima Arte para o universo futebolístico.
Divulgação

Geneton Moraes Neto é o diretor de “Dossiê 50: comício a favor dos náufragos”, que será exibido no domingo (15)
Após chegar no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), é a vez do Recife e das outras oito cidades-sede do mundial receberem o festival, que, este ano, bate recorde de produções incluídas, 79 ao total. Dessas, 15 serão exibidas no Recife. A programação começa no domingo (15), com uma homenagem aos 100 do Santa Cruz Futebol Clube, representado na ocasião pelo seu presidente Antonio Luiz Neto. Na sequência, a exibição do curta “O pai, o filho e o espírito Santa”, de Brenno Costa e Lucas Fitipaldi, e do longa “Dossiê 50: comício a favor dos náufragos”, documentário em que o jornalista Geneto Moraes Neto entrevista os onze jogadores da seleção brasileira que perdeu a final da Copa de 1950, para o Uruguai.
Na segunda (16), a mostra continua com o curta paulista “El otro superclassico”. Dirigido pelo argentino Santiago Dulce, o filme mostra a disputa entre times brasileiros influenciados pelos dois maiores times portenhos, Boca Juniors e River Plate. Encerrando a noite, o documentário francês “Looking for Rio”, de Emmanuel Besnard e Gilles Perez, em que o famoso jogador Eric Cantona tenta decifrar o espírito futebolístico no Rio de Janeiro.
No último dia da mostra no Recife, quarta (18), o CINEfoot presta homenagem a mais um time centenário, o América Futebol Clube, que será representado na ocasião pelo seu presidente, Celso Muniz Filho. Logo após, será exibido, pela primeira vez, o curta “O poeta americano”, documentário experimental de Lírio Ferreira sobre a paixão do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto pelo América. O CINEfoot se encerra com o longa “Democracia em Preto e Branco”, de Pedro Asbeg, sobre o lendário movimento surgido no Corinthians, no começo dos anos 1980, tendo como pano de fundo a cultura musical da época. Também na quarta, às 16h, tem a Sessão Dente de Leite, com uma seleção de nove curtas dedicados ao público infanto-juvenil.
O CINEfoot Tour 2014 – Recife é realizado com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Recife/Secretaria de Esportes e apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)/Fundarpe.
O acesso, em todos os dias, é gratuito, com distribuição dos ingressos uma hora antes do início de cada sessão (sujeito à lotação do São Luiz).
Confira a progrmação do CINEfoot Tour 2014 – Recife
Domingo (15)
19h – Homenagem ao Santa Cruz Futebol Clube
“O pai, o filho e o espírito Santa” (10’, PE, 2013), de Brenno Costa e Lucas Fitipaldi
“Dossiê 50: comício a favor dos náufragos” (80’, RJ, 2013), de Geneton Moraes Neto
Segunda (16)
19h
“El otro superclassico” (7’, SP, 2013), de Santiago Dulce
“Looking for Rio” (66’, França, 2013), de Emmanuel Besnard e Gilles Perez
Quarta (18)
16h – Sessão Dente de Leite
“O pequeno Charlie“, de Marcelo Cavalcante
“Gaúchos Canarinhos” (RS), de Rene Goya Filho
“Zimbú” (SP), de Marcos Strassburger Souza
“Ernesto no País do Futebol” (SP), de André Queiroz e Thaís Bologna
“O Primeiro João” (RJ), de André Castelão
“Vai pro gol”, de Felipe D´Andrea
19h – Homenagem ao América Futebol Clube
“O poeta americano” (10’, PE, 2014), de Lírio Ferreira
“Democracia em preto e branco” (90’, SP, 2014), de Pedro Asbeg
SERVIÇO
CINEfoot TOUR 2014 – Recife
De 15 (domingo) a 18 de junho (quarta)
Cinema São Luiz (Rua da Aurora 175 , Boa Vista – Recife)
Entrada Franca (Sujeita à lotação do cinema. Ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início de cada sessão)
Classificação: Livre
