FestCine realiza encontro para discutir políticas públicas voltadas para o audiovisual
O debate, que acontecerá sexta-feira (11), às 16h30, no Auditório do Mamam, contará com a participação de Alfredo Manevy (Spcine) e Bete Jaguaribe (Centro Dragão do Mar)
Postado em: Audiovisual
O 17º Festival de Curtas de Pernambuco (FestCine), evento promovido Governo do Estado (Secult-PE e Fundarpe), em parceria com a Prefeitura do Recife (Secult e FCCR), realiza um encontro no Auditório do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), nesta sexta-feira (11), às 16h30, para debater as políticas públicas voltadas para o audiovisual. Com a participação de Alfredo Manevy, diretor-presidente da Spcine, e de Bete Jaguaribe, diretora de Formação e Criação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CE); Milena Evangelista, coordenadora de Audiovisual da Secult-PE/Fundarpe; e Cynthia Falcão, representando o CANNE/Fundaj. O debate será mediado pela secretária executiva estadual de Cultura, Silvana Meireles, e servirá para compartilhar as experiências de outros Estados brasileiros na área de fomento ao audiovisual.
“Esses encontros ajuda-nos a fortalecer as discussões que permeiam a criação/implementação de políticas públicas para a cadeia do audiovisual, além de nos permitir uma atualização de referências do que tem sido feito em outras regiões do país”, diz Milena sobre o debate, que integra as atividades formativas do 17º FestCine.
Segundo Bete Jaguaribe, o encontro permitirá um diálogo mais “olho no olho” com os idealizadores pernambucanos e também uma oportunidade de conhecer/compartilhar experiências com gestores que lidam diretamente com as demandas da cadeia produtiva do audiovisual. “Estou entusiasmada com o debate. Na bagagem, vou levar o que temos realizado nessa área do cinema aqui em Fortaleza e, principalmente, do que vem dando certo”, disse Bete.
Além disso, na quinta-feira (10), haverá o lançamento do e-book Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos, no Auditório do Mamam, às 16h30. O projeto, que conta com incentivo do Funcultura, versa sobre esse fenômeno da subjetividade e das nuances autobiográficas no documentário e em outras artes, e traz ainda uma análise de três documentários realizados em Pernambuco: Pacific (2011), de Marcelo Pedroso; Doméstica (2013), de Gabriel Mascaro; e Uma Passagem para Mário (2013), de Eric Laurence. “Os documentários contemporâneos começaram a instigar meu desejo de pesquisa por esse gesto de, cada vez mais, ‘filmar a si mesmo’. Foi esse o gatilho não só desse projeto de pesquisa, mas da minha tese ainda em andamento – que vai trabalhar com outros filmes”, contou Márcio Andrade, idealizador do projeto, que integra sua pesquisa de doutorado em Comunicação na UERJ.
O evento contará com uma palestra do autor, comentando sobre o desenvolvimento da pesquisa e um panorama de suas análises, além da mesa redonda Eu(s) Diegético(s) – Representações (e Artifícios) de Si no Documentário Contemporâneo, com a presença do professor e pesquisador da UFPE Rodrigo Carreiro; do cineasta Eric Laurence e do pesquisador francês Yann Beauvais. “A singularidade desse livro reside justamente na afirmação de uma subjetividade que contextualiza a posição e o olhar do autor do livro, que trata a análise quase como uma conversa com seu público”, comenta Beauvais, que colaborou na revisão de conteúdo do e-book. O livro já está disponível para download gratuito no site da Combo Multimídia (www.combomultimidia.com) e, a partir do dia 10 de dezembro, em livrarias virtuais como Livraria Cultura, Kobo, Amazon, iBooks e GooglePlay.
Homenagem
O 17º FestCine presta uma homenagem, nesta quinta-feira (10), à cineasta pernambucana Adelina Pontual, com a exibição do seu curta-metragem ReTrato, às 20h, e, em reconhecimento à sua obra, a entrega de um prêmio especial.
Serviço
QUINTA-FEIRA – 10/12, às 16h30
Lançamento do e-book: Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos, de Márcio Andrade
Local: Auditório do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)
Aberto ao público
SEXTA-FEIRA – 11/12, às 16h30
Debate: Políticas Públicas para o Audiovisual
Participantes: Alfredo Manevy (SP Cine),Beth Jaguaribe (Centro de Cultura e Arte Dragão do Mar (CE), Milena Evangelista (Secult/PE ), Cynthia Falcão (CANNE/Fundaj). Com mediação de Silvana Meireles, secretária executiva estadual de Cultura.
Local: Auditório do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM)
Aberto ao público
