Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Porto Digital recebe workshop de crítica cinematográfica

Com incentivo do Funcultura, a oficina "F(r)icções – Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia" está com as inscrições gratuitas abertas e acontecerá entre 28 de janeiro e 8 de fevereiro.

Roberto Fernandes

Roberto Fernandes

O pesquisador Márcio Andrade ministrará às aulas.

Com a proposta de fortalecer a crítica de cinema de Pernambuco, oficina “F(r)icções – Workshop de Crítica Cinematográfica Multimídia” chega ao Recife neste mês e contará com dez aulas, ministradas pelo pesquisador Márcio Andrade, de segunda a sexta, de 28 de janeiro a 1º de fevereiro e de 4 a 8 de fevereiro. As inscrições para participar do workshop são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário disponível AQUI até 23 de janeiro. A lista dos selecionados estará no site do evento no dia 25 de janeiro.

Com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, o workshop é realizado pela Combo Multimídia e acontecerá no Porto Digital. O projeto busca democratizar a crítica cinematográfica, mas pode ser interessante para quem deseja trabalhar com outras áreas do audiovisual. “O espaço da crítica acaba acontecendo em um ambiente muito tangente, pois não tem uma formação com continuidade. Diferente de outros cursos, como de direção e roteiro, a crítica de cinema acaba sendo mais escanteada, mas também é importante porque forma muito o repertório de quem quer trabalhar com direção, roteiro, pesquisa, entre outras áreas”, explica Márcio Andrade, que é Doutorando em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Educação Tecnológica (UFPE).

Com 25 vagas disponíveis, a oficina também contará com intérprete de libras. Curtas e longas-metragens brasileiros serão usados como ponto de partida para traçar provocações entre obra e público. Além de textos, os participantes produzirão também podcasts e videocasts, que serão publicados posteriormente na internet. No total, serão 40 horas de aula, com direito a certificado.

Esta é a terceira edição da oficina, que já aconteceu em Caruaru – em parceria com o Armazém da Criatividade e a Graduação em Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco – e durante o 10º Festival de Cinema de Triunfo, no Sertão do Estado. “A experiência de realizar a primeira turma em Triunfo foi bastante rica, tanto por ter criado um vínculo entre o Festival de Cinema de Triunfo, o que gera um interesse orgânico em debater os filmes exibidos, quanto como forma de descentralizar a formação em crítica de cinema, que se encontra cada vez mais rara”, pontua o coordenador do curso.

< voltar para Audiovisual