Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Cultura afro-brasileira segue ensaiando para encontros durante o Carnaval

Afoxés e maracatus de baque virado se reúnem durante a folia de Momo, respectivamente, no Encontro de Afoxés de Pernambuco e na Noite dos Tambores Silenciosos

Foto: Juarez Ventura

Juarez Ventura/Secult-PE

Pátio do Terço recebe durante o Carnaval o Encontro de Afoxés de Pernambuco e as Noites dos Tambores Silenciosos

No Bairro de São José, localizado no centro do Recife, existe um dos espaços de maior riqueza cultural da cidade, o Pátio do Terço, que durante o Carnaval se transforma no palco das manifestações da cultura afro-brasileira. Por lá acontecem durante a folia de Momo dois importantes eventos, o Encontro de Afoxés de Pernambuco e as Noites dos Tambores Silenciosos, que reúnem, respectivamente, dezenas de grupos de afoxés e nações de maracatus de baque virado do estado.

A escolha do Pátio deo Terço para a realização destes dois encontros não é por acaso. O espaço carrega, em cada metro quadrado, a história dos antepassados negros. Utilizado como espaço para venda de escravos, ou mesmo para enterrá-los após a morte, a vida cultural ganhou forças com o surgimento de um dos primeiros terreiros nagô de candomblé em Pernambuco.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

Afoxé Ylê Egbá segue realizando ensaios abertos nos preparativos para o Carnaval

Este ano, já na sua 17ª edição, o Encontro de Afoxés de Pernambuco será realizado no domingo de Carnaval (26 de fevereiro), e na ocasião dezenas de afoxés, blocos formados por adeptos e simpatizantes das casas de candomblé, sairão às ruas para mostrar suas cores e loas. A festa começa a partir das 20h e é aberta ao público.

De acordo com Aldenide Simões, gestora do Núcleo da Cultura Afrobrasileira, ligado à Secretaria de Cultura do Recife, os cuidados com a organização destes encontros começam a partir da definição do Polo do Terço do Carnaval da cidade. “Até agora já estamos com a presença confirmada de 21 afoxés da Região Metropolitana do Recife”, conta ela. Em 2016, mais de 20 grupos, entre afoxés e blocos afros, participaram da noite, entre eles, o Afoxé Ylê de Egbá, Omô Nilê Ogunjá e Alafin Oyó, entre outros.

Uma das agremiações que seguem se preparando para o Encontro de Afoxés é o Oxum Pandá, fundado em 1995 e com sede localizada no Bairro do Recife. Todos os domingos, às 15h, o grupo se reúne em frente ao Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro, na Rua Mariz e Barros, e realiza ensaios abertos ao público. Também no ritmo dos ensaios, o Afoxé Oyá Tokolê, fundado em 2004, no Bairro de Dois Unidos, sairá no próximo dia 23 de fevereiro, véspera da abertura do Carnaval, com um cortejo formado por 250 pessoas, no Pátio de São Pedro.

No que diz respeito aos grupos de Maracatu Nação, além da apoteose da abertura do Carnaval do Recife, outro grande evento carnavalesco é a Noite dos Tambores Silenciosos, que chega à sua 57ª edição e é realizada na segunda-feira de Momo (27 de fevereiro).

Segundo a gestora do Núcleo da Cultura Afrobrasileira do Recife, há um cuidado especial com este evento. “Não é uma noite fácil, requer muitos cuidados pra que a infraestrutura aconteça bem. Na última conta que fizemos, já tínhamos 23 nações de maracatu envolvidas”. A partir das 20h, os maracatus desfilam seus batuques até que, pontualmente à meia-noite, todos os tambores silenciam em reverência aos ancestrais negros, dando voz apenas a uma cerimônia com cânticos em ioruba. Este é um momento os Maracatus Nação peçam aos orixás que abençoem o Carnaval. Após o momento do culto, os desfiles voltam a movimentar o Pátio do Terço.

Alguns maracatus seguem realizando ensaios abertos nas suas sedes, geralmente às quartas-feiras e sábados, e na Rua da Moeda. O Maracatu Almirante do Forte, por exemplo, abre sua sede nesta quarta-feira (15), na Estrada do Bongi, a partir das 18h30, para um ensaio aberto. Na quinta-feira (16), é a vez do Maracatu Porto Rico, na Rua Eurico Vitrúvio, número no Pina. Na sexta (17), a Rua da Moeda, no Bairro do Recife, recebe um ensaio coletivo com o Maracatu Porto Rico, Maracatu Nação Tupinambá, Maracatu Almirante do Forte e Maracatu Estrela Dalva, às 18h30.

Confira abaixo alguns ensaios marcados para os próximos dias até o Carnaval:

Quarta (15.02)
Ensaio do Maracatu Almirante do Forte| 18h
Estrada do Bongi, 1319, Bongi

Quinta (16.02)
Ensaio Maracatu Porto Rico | 18h
Sede do Maracatu Porto Rico (Rua Eurico Vitrúvio, 483, Pina)

Sexta (17.02)
Ensaio dos Maracatus Porto Rico, Nação Tupinambá, Almirante do Forte e Estrela Dalva | 18h
Rua da Moeda (Bairro do Recife)

Terça (21.02)
Terça Negra de Carnaval | 20h
Maracatu Nação Cambinda Africano, Coco Bojo da Macaíba, Maracatu Nação Almirante do Forte e Afoxé Omo Badê
Pátio de São Pedro

< voltar para Carnaval